22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaAumento de estelionatos e furtos preocupa Maricá; roubos de rua têm queda...

    Aumento de estelionatos e furtos preocupa Maricá; roubos de rua têm queda em 2023, revela ISP

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), o município de Maricá, atendido pela 82ª DP (Delegacia de Polícia), registrou um aumento preocupante no número de estelionatos e furtos durante os primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

    Os casos de estelionatos tiveram um aumento significativo de 37%, totalizando 162 ocorrências no período mencionado. Esse tipo de crime tem crescido nos últimos anos, principalmente devido ao aumento de golpes virtuais, como venda de produtos falsos e solicitação de dinheiro através de contas invadidas.

    Quanto aos furtos, que envolvem a subtração de bens sem o uso de ameaças ou armas, houve um acréscimo de 5 casos, passando de 37 ocorrências entre janeiro e maio de 2022 para 42 casos no mesmo período deste ano. Outra modalidade criminosa em ascensão é a extorsão, que consiste em constranger alguém através de violência ou ameaças graves. Esse tipo de crime aumentou de 4 casos no início de 2022 para 17 casos nos primeiros cinco meses de 2023.

    Por outro lado, os registros de roubos de rua apresentaram uma queda de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando uma melhoria nesse aspecto.

    Apesar desses dados preocupantes, é importante ressaltar que Maricá, cidade em crescimento demográfico acelerado, com mais de 220 mil habitantes de acordo com uma prévia do censo do IBGE, possui apenas uma delegacia, o que dificulta o atendimento de moradores que vivem distantes, como em Jaconé e Itaipuaçu. Além disso, a cidade não possui um batalhão de polícia próprio, compartilhando recursos com Niterói. No entanto, há expectativas de que essa situação mude no futuro, com a implementação de um batalhão da PM.

    Diante desses desafios, é evidente a necessidade de investimentos em segurança pública em Maricá. Além da urgência em descentralizar os serviços da Polícia Civil, como o registro de ocorrências, uma sede adicional se faz necessária para melhor atender a população.

    *Com informações de Maricá Info*

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui