25.9 C
Maricá
sábado, maio 17, 2025
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáICTIM realiza noite de observação do universo no Centro

    ICTIM realiza noite de observação do universo no Centro

    Data:

    Últimas Notícias

    Maricá F.C mira recuperação na Série D com apoio da torcida

    Time enfrenta o Pouso Alegre neste sábado (17), em...

    Maricá abre diálogos com investidores durante principal Festival de Cinema do Mundo, na França

    Município busca parceiros para os projetos que pretendem transformar...

    Marco Esch leva seu talento para Niterói e inicia nova fase no cinema

    Com uma trajetória consolidada no cenário cultural de Resende,...

    Restaurante Mauro Alemão divulga cardápio da semana de 20 a 24 de maio

    A Secretaria de Economia Solidária, divulgou o cardápio semanal...

    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá promoveu uma noite de observação astronômica para a população na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Quem passou na quarta-feira (28/06) pelo local, pode observar as estrelas, a lua e os mistérios do universo com telescópios. A atividade integra o curso de Astronomia e Astronáutica da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

    Moradora do bairro Marquês de Maricá, Cristiane Adler, 40 anos, fez questão de aproveitar a oportunidade. “Eu achei muito legal, porque desde a época de escola que eu não via o espaço, a lua, então achei sensacional. Na hora que focou ali, eu vi a parte das crateras direitinho, então achei muito interessante”, contou.

    Moradora de Itapeba, Elielma Viana, de 46 anos, veio com um grupo de amigas e revelou que seu filho ficou chateado, porque ela não o levou para desfrutar da mesma experiência. “O meu filho tem um telescópio em casa e nós sempre observamos a lua. Ele até ficou chateado porque gosta e eu não o chamei para vir hoje. Poder observar o céu, em eventos e com um telescópio profissional, foi minha primeira vez. Eu achei muito emocionante, porque consegui ver a lua bem de pertinho, com detalhes mesmo. Vi até as crateras”, disse admirada.

    Instrutor e competidor internacional da Nasa nos Estados Unidos, Felipe Valeriote explicou que o objetivo do evento é proporcionar aos moradores a possibilidade de sentir um pouco o gostinho do que vai ser o planetário, assim como os próximos cursos de astronomia que serão disponibilizados para a população.

    “Nós colocamos os telescópios para que a população possa observar os astros, pois há uma crescente do número de pessoas que acredita que a Terra é plana. A gente precisa mostrar que não é. Além disso, ao ver a lua e os astros, as pessoas têm consciência de que o nosso mundo não é só isso aqui e tem uma vastidão gigante para observar. É muito interessante”, justificou o instrutor.

    Segundo ele, essa é a melhor época do ano para se observar o céu porque a Via Láctea fica bem centralizada e o céu mais limpo, já que no frio a poluição desce.

    “No inverno, a gente também consegue observar Saturno, Júpiter. Esses planetas agora, infelizmente, não estão visíveis no céu, por isso que hoje só está sendo possível ver a lua, mas daqui a cerca de um mês e meio já começam a aparecer Saturno e Júpiter no céu. Aí você imagina uma criança observar aquela estrela que ela olha normalmente pelo telescópio e perceber que aquilo que ela via é um planeta com anéis, é uma coisa muito legal, muito incrível. Vale muito a pena”, pontuou Felipe Valeriote.

    spot_imgspot_img

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.