24 C
Maricá
quinta-feira, novembro 21, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáPrefeitura de Maricá oferece cursos para capacitação de técnicos de Defesa Civil

    Prefeitura de Maricá oferece cursos para capacitação de técnicos de Defesa Civil

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...
    Foto: GB News.

    A Prefeitura de Maricá está com inscrições abertas para três cursos presenciais voltados para profissionais que atuam nas áreas técnica e operacional dos órgãos de proteção e defesa civil de todo o Brasil e nas ações de risco de desastres socioambientais locais. São eles: meteorologia aplicada à gestão de riscos de desastres; hidrologia aplicada à gestão de riscos de desastres e vistoria estrutural em ações de Proteção e Defesa Civil.

    Os interessados devem realizar suas pré-inscrições pelos links: https://bit.ly/MeterologiaEmGirdSEPDECMarica2023 (meteorologia até 28/07); https://bit.ly/HidrologiaEmGirdSEPDECMarica2023 (hidrologia até 31/08) e https://bit.ly/VistoriaEstruturalSEPDECMarica2023 (vistoria estrutural até 15/09).

    Para efetuar as inscrições, os candidatos deverão estar vinculados aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), conforme art. 10 da Lei Federal nº 12.608/2012. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a coordenação dos cursos, pelo e-mail:[email protected].

    As aulas acontecem de 25 à 29 de setembro de 2023 (Meteorologia Aplicada a Gestão Integrada de riscos de Desastres), de 23 à 27 de outubro (Hidrologia Aplicada a Gestão Integrada de riscos de Desastres) e de 20 à 24 de novembro (Vistoria Estrutural em Ações de Proteção e Defesa Civil), na Escola Municipal de Administração (EMAR) e têm como objetivo principal, o aprimoramento de habilidades que visam contribuir para a segurança das comunidades que residem em área de desastres.

    “Muito importante a participação da Defesa Civil nesses cursos de capacitação e treinamento, haja vista que as demandas do município vêm aumentando e que necessitamos cada vez mais da capacitação técnica e operacional das nossas equipes para e enfrentamento dos eventos extremos locais”, explica o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt.

    Meteorologia aplicada à gestão de riscos de desastres

    O curso tem por objetivo abordar a importância da meteorologia no processo de tomada de decisão na gestão de desastres, além de auxiliar nas ações preventivas e de preparação ao enfrentamento dos eventos adversos.

    Serão abordados os seguintes temas: estações meteorológicas; rede de monitoramento de PCD’s (Plataforma de Coleta de Dados); legislação de meteorologia aplicada a Defesa Civil; eventos extremos; variáveis meteorológicas ligada à queimadas; principais desafios na prevenção de desastres naturais e radar meteorológico.

    Vagas disponibilizadas: 40

    Hidrologia Aplicada a Gestão Integrada de Riscos e Desastres

    O curso tem o objetivo de transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais, relacionados aos riscos hidrológicos.

    Os principais resultados são a melhoria dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos; previsão e alerta e o planejamento urbano na atuação de gestão do risco de desastres.

    Entre os temas abordados estão: conceitos básicos de hidrologia; hidrologia e suas aplicações; o papel da Defesa Civil no contexto dos desastres hidrológicos em âmbito municipal, estadual e federal; erosão costeira e o fenômeno das ressacas.

    Vagas disponibilizadas: 60

    Vistoria estrutural em ações de Proteção e Defesa Civil

    O curso tem por objetivo desenvolver conhecimentos relacionados à redução do risco de desastres tecnológicos, através do aumento da percepção de risco em estruturas edificadas com patologias construtivas.

    Dentre os temas abordados: a introdução aos desastres tecnológicos relacionados às obras civis; a abordagem sobre redução do risco de desastres; resiliência; marcos regulatórios internacionais; análise de segurança x risco x prejuízo; o papel do poder público nas vistorias e características das fissuras no concreto armado.

    Vagas disponibilizadas: 40

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui