Foto: Evelen Gouvêa
Carregado de tecnologia 3D, a carreta do eMuseu do Esporte, que conta a história das principais conquistas nacionais, já está aberta à visitação no Esporte Clube Maricá (Rua Álvares de Castro, 172), no Centro. O veículo é totalmente acessível (com audiodescrição para deficientes visuais, libras para deficientes auditivos e rampa para deficientes físicos) e tem entrada gratuita, das 9h às 16h, até o próximo domingo (02/07).
Durante todo o dia, quem passou pelo local, experimentou diversas sensações em nove atividades esportivas, como simuladores de canoagem, esgrima e ski, além de sobrevoo sobre o Complexo Esportivo do Maracanã, com direito a um tour virtual que reuniu as modalidades de natação, salto ornamental, polo aquático e nado sincronizado. Entre eles, alunos do CEPT Zilca Lopes da Fontoura; das Escolas Municipais Antônio Rufino de Souza Filho, Jacintho Luiz Caetano e João Pedro Machado; além de alunos dos projetos Esporte Presente e Maricá Esporte 2.
“A carreta está sensacional. Eu já estreei. Fiz canoagem, lutei esgrima, então tenho certeza que vai ter uma ótima experiência para vocês. Pratiquem esporte. Eu quero que vocês se divirtam muito”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Filipe Bittencourt, ao lado dos atletas de tiro com arco, Marcos D’Almeida, Ane Marcelle e Nataliê Maria, que levam o nome de Maricá para todos os lugares do Brasil e do mundo.
Diretora adjunta do CEPT Zilca, Oplonisia Pereira acompanhava quatro turmas do 6º, 7º e 8º anos, totalizando 120 alunos. “Como Maricá tem o foco em esportes, essa iniciativa é importante para que os nossos alunos possam também conhecer outras modalidades esportivas. Muitos alunos do Zilca têm esse interesse no esporte e é fundamental também para a saúde a atividade física”, pontuou.
A adolescente Yasmim Lelis, 11 anos, estava com a mãe e alguns amigos da turma de vôlei do projeto Esporte Presente. “Eu achei tudo aqui muito legal. Fui nos simuladores do paraquedas e de remo, mas o que eu mais gostei mesmo foi o do remo. Deu até vontade de fazer aulas de verdade. Acho que esse tipo de evento é muito bom e inspira a gente a fazer coisas que normalmente não faz”, contou a aluna da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira e moradora de Jacaroá.
Moradora de Inoã, Rejane Oliveira, 58 anos, estava no local para realizar a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de led e se inscrever para concorrer ao sorteio de uma geladeira. Eu estou precisando muito porque a minha geladeira é antiga e já está bem velhinha. Se eu tiver a sorte de ganhar, acho que vou economizar bastante na conta de luz”, revelou.
A solenidade de abertura contou com a apresentação da banda da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, regida desde 2018 pelo maestro Leonardo Coimbra da Corporação Musical Maestro Macuco. O grupo conquistou o 1º lugar geral de bandas em festival realizado no dia 25/06, em Engenheiros Passos, Resende, onde representou Maricá.
Carreta eMuseu do Esporte
A carreta itinerante do eMuseu do Esporte é uma iniciativa da Gama Desenvolvimento e Treinamento, incubada na Uerj, com patrocínio da Enel Distribuição Rio por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Esporte e Lazer de Maricá e apoio da Suderj, destinada a pessoas de todas as idades.
“A Prefeitura de Maricá é muito engajada, trouxe os monitores e os alunos das escolas. É muito importante essa integração, porque é o nosso legado. Trazemos conteúdo de forma imersiva, com simuladores que chamam a atenção da garotada, mas também com atividade física. A carreta tem também uma pegada de sustentabilidade, porque a pessoa rema e gera energia para ligar o holograma que mostra quantos quilowatts ela gerou. É importante ter essa visão de economicidade para o consumo dentro de casa”, explicou Bianca Gama, idealizadora do projeto que já foi levado a diversas cidades.