25.3 C
Maricá
quinta-feira, abril 10, 2025
More
    InícioEducaçãoHackathon marca formatura da segunda turma do programa Maricá Edutech, unindo programação...

    Hackathon marca formatura da segunda turma do programa Maricá Edutech, unindo programação e gestão em desafio emocionante

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    Foto: Paulo Ávila

    A segunda turma do Maricá Edutech passou por uma prova de fogo neste sábado (8), quando 86 alunos receberam o certificado de conclusão de curso. A última etapa e avaliação final ficou por conta de uma maratona de programação na qual os alunos precisaram identificar um problema e propor uma solução inovadora para ele. O Maricá Edutech é um programa de qualificação profissional em tecnologia, programação e metodologias ágeis de gestão de projetos oferecido gratuitamente pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

    “O programa busca capacitar os cidadãos maricaenses a entender quais são os papéis na carreira de tecnologia”, explicou Danilo Pitarello, superintendente de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Codemar.

    Na maratona, chamada de Hackathon, os alunos foram divididos em oito grupos e passaram o dia imersos na identificação e solução dos problemas, apontando ao final o funcionamento de um aplicativo que cumpra a tarefa de deixar a vida do usuário mais simples. Pausa? Somente para o almoço, servido no mesmo local onde os grupos trabalharam, o Galpão Tecnológico, em Inoã.

    Já passava das 18h quando o último grupo apresentou a sua solução. O problema foi escolhido a partir de dados concretos: reclamações de maricaenses no site Reclame Aqui, que apontaram a falta de energia elétrica e a demora nos reparos como um desafio a ser superado.

    “Nesses dois meses e meio de aulas, eles aprenderam diversas ferramentas que foram todas aplicadas neste Hackathon: viram como identificar um problema, pensaram coletivamente soluções e aplicaram o conhecimento no projeto de um aplicativo ou um chatbot”, disse Pedro Paulo Oliveira, professor e diretor da Adapt Ideas, que ministra o curso.

    Para Fabrícia Nicomedes, de 28 anos, estudante de Ciências da Matemática e da Terra da UFRJ e moradora do Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, o curso é muito mais que aprender desenvolvimento de aplicativos:

    “Acredito que a tecnologia não é o futuro, como dizem, é o agora. Esse curso é um conhecimento que a gente precisa para os dias atuais. E a qualidade é muito boa: a gente tem todo o suporte para aprender de forma remota. Eu venho da faculdade, no Rio, e consegui estar aqui nesta formatura. A gente aprende não só para a área acadêmica, profissional, mas para a vida!”, finalizou a jovem.

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui