Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Grupo de mulheres negras denuncia crime de racismo dentro de restaurante após cliente imitar macaco; VÍDEO

Mulher faz gesto racista para grupo de mulheres negras em Cotia, Grande SP — Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de quatro mulheres negras denunciou ter sido vítima de racismo dentro de um restaurante que fica em um shopping de Cotia, na Grande São Paulo, no último sábado (8).

Uma mulher chegou a imitar gestos de macaco para as vítimas. Uma câmera de segurança registrou o momento.

Rozinei da Silva Mendes, de 45 anos, estava no restaurante com o namorado, duas irmãs e uma prima. Ela relatou à polícia, durante o registro do boletim de ocorrência, que percebeu que uma mulher loira, que vestia casaco branco, a olhou estranho.

Conforme o relato, quando Rozinei foi ao banheiro, essa mesma mulher disse ao seu namorado que “ele era branco e estava no meio de negras”.

YouTube player

Depois, quando retornou para mesa, a mulher imitou macaco olhando para Rozinei e sua família, e depois tentou agredi-la. Um vídeo feito por celular mostra a confusão.

A vítima ainda disse à polícia que o gerente do local informou que a mulher que fez gestos racistas era frequentadora do restaurante.

Ainda não se sabe se a mulher já foi identificada, mas as vítimas serão ouvidas nesta quarta-feira (12) no 2ª DP.

O advogado José Luiz de Oliveira afirmou que o caso foi registrado pelo crime de “preconceitos de raça ou de cor”, da lei 7.716/89, que é por injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional.

“Vamos fazer frente ao Poder Judiciário, tendo em vista que o shopping não disponibilizou atendimento policial ou da administração às vítimas, mesmo após atos racistas observados e percebidos por diversas pessoas – funcionários, clientes e lojistas -, o que mostra despreparo e omissão de sua administração”, diz.

“O escritório já está formalizando a representação e acompanhamento para fins de instauração de inquérito policial no intuito de apurar a identificação da criminosa”, ressalta.

Rozinei ao meio com as duas irmãs e prima no restaurante momentos antes da confusão — Foto: Arquivo Pessoal/José Luiz de Oliveira

Em nota, o shopping Open Mall The Square informou que lamenta, que não compactua e repudia qualquer ato discriminatório dentro e fora de sua dependência.

“Sobre o fato lamentável que ocorreu entre clientes em um dos restaurantes informamos que o The Square está apurando e tomando todas as medidas cabíveis para colaborar com o esclarecimento do caso”.

O shopping também afirmou que: “qualquer ato de racismo deve ser punido pelas autoridades competentes, pois racismo é crime, não cabendo ao The Square adotar qualquer tipo de medida punitiva, em virtude da ausência de poderes para tanto. Porém, desde já destacamos que estamos trabalhando de forma a tentar coibir novas práticas dentro do The Square”.

“Prestamos solidariedade à família da vítima e nos colocamos inteiramente à disposição para colaborar para investigação do caso, junto às autoridades competentes que atuarem no caso”, finaliza a nota.

Fonte: G1.

Sair da versão mobile