O início da manhã desta sexta-feira no Rio de Janeiro contrasta com o calor do dia anterior, pois o tempo está mais frio. O céu está cinza, os termômetros estão em queda e há um aviso de ressaca emitido devido ao mar agitado. Os ventos também estão fortes, com registros de intensidade significativa nas estações meteorológicas. Esse cenário é resultado da passagem de uma frente fria, que já trouxe um alívio para o calor intenso. A temperatura mínima registrada até agora foi de 15,7 graus, às 6h20, na estação Alto da Boa Vista, de acordo com o Sistema Alerta Rio.
O ciclone extratropical já se afastou do continente, mas ainda é possível sentir os efeitos da frente fria e do sistema de baixa pressão associado sobre o oceano. Hoje, segundo o Alerta Rio, o dia será parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva fraca a moderada isolada em qualquer hora do dia. Os ventos continuam moderados a fortes, com velocidades entre 52 km/h e 76 km/h. A temperatura máxima ao longo do dia não deve ultrapassar 23 graus, sendo que a temperatura mais alta registrada até agora foi de 25,2 graus na estação Irajá, à 0h05.
A meteorologista Andrea Ramos, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), informou que o ciclone, acompanhado por uma frente fria polar, provocará chuvas e queda nas temperaturas na Região Sudeste a partir de hoje. No entanto, as chuvas dos próximos dias não devem ser intensas.
Às 9h30, o Centro de Operações Rio (COR) divulgou que núcleos de chuva estão se aproximando do litoral, prevendo chuva fraca, principalmente na Zona Sul, nas próximas horas.
A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca que começou às 21h de quinta-feira e continuará até as 9h de amanhã, sábado, para o litoral do Rio, onde são esperadas ondas de 2,5 a 4 metros. Apesar do alerta, surfistas foram vistos no mar da Praia do Leblon, na Zona Sul da cidade. No entanto, é na Praia de Itacoatiara, em Niterói, que se espera maior concentração de atletas durante o fim de semana.
O COR recomenda que os cariocas e turistas evitem nadar no mar e praticar esportes aquáticos durante esse período. Além disso, pescadores devem evitar a navegação e a permanência em mirantes na orla. Em caso de acidente, é importante não entrar no mar para resgatar vítimas e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
A previsão para os próximos dias, de acordo com o Sistema Alerta Rio, é a seguinte:
- Sábado, dia 15: céu parcialmente nublado a nublado, sem chuva. Vento moderado. Temperatura mínima de 13 graus e máxima de 25 graus.
- Domingo, dia 16: céu parcialmente nublado a nublado, com chuva fraca isolada a partir da tarde. Vento fraco a moderado. Temperatura mínima de 14 graus e máxima de 31 graus.
- Segunda-feira, dia 17: céu parcialmente nublado a nublado, com chuva fraca isolada durante a madrugada. Vento fraco a moderado. Temperatura mínima de 15 graus e máxima de 29 graus.
- Terça-feira, dia 18: céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada isolada a partir da noite. Vento fraco a moderado. Temperatura mínima de 16 graus e máxima de 32 graus.
Na Serra de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, houve chuva e neblina no início desta sexta-feira. A estrada está parcialmente liberada desde quinta-feira, quando parte das árvores caídas foi removida após fortes ventos terem fechado a pista. O Corpo de Bombeiros, a concessionária Concer e a Polícia Rodoviária Federal atuaram no local. Nesta manhã, está sendo realizada uma vistoria técnica no quilômetro 87 da pista de subida.