O primeiro fim de semana do Arraiá de Maricá 2023 na Barra terminou na noite de domingo (16/07) com apresentações do cantor sertanejo João Gabriel e da dupla Betinho Bahia & Ismayer Alves. Ambas as atrações sacudiram o público com muito forró, piseiro e sofrência. Na abertura, a quadrilha profissional Chega Mais Campo Grande, do bairro de mesmo nome da Zona Oeste do Rio, também se apresentou ao lado do palco.
Durante o primeiro show, a plateia improvisou uma quadrilha junina quando Betinho Bahia & Ismayer Alves mostravam um repertório mais acelerado e puxado para o frevo. Cerca de 40 pessoas de todas as idades formaram uma grande roda à direita do palco, mas quem chamou a atenção no grupo foi o pescador Ademir Moura, de 68 anos. Todo vestido de caipira, ele dançava como quem estivesse disposto e era um dos mais animados da roda.
“Isso que fizemos aqui foi uma coisa linda, todo mundo resolveu dançar quadrilha. Tinha crianças, famílias inteiras como tem nessa festa. Bom demais”, disse Ademir, que estava com outros familiares, todos moradores da Barra de Maricá, inclusive a mãe dele, Carmélia Coutinho, que mostrou muita disposição aos 86 anos. “Sempre gostei de forró e de dançar quadrilha. Isso aqui está maravilhoso”, afirmou ela, que é mãe de dez filhos e disse que quase todos estavam no arraiá.
A atração principal da noite iniciou seu show antes do horário previsto, inicialmente às 22h30, e desfilou um set baseado em sucessos do sertanejo e covers de Thiaguinho (“Falta Você”), Leandro e Leonardo (“Um Sonhador”) e Chitãozinho e Xororó (“Sinônimos”). João Gabriel mostrou também a música “Vai Passar Sufoco”, uma parceria dele com o nordestino Vitor Fernandes, que fará o show de encerramento do arraiá no próximo domingo (23/07).
Em outro momento, João Gabriel desceu do palco e cantou bem perto da plateia, junto à mureta de proteção, onde tirou selfies com os fãs. “Amo demais estar aqui, nessa cidade que sempre me acolhe tão bem. Me sinto meio maricaense também”, declarou o cantor durante o show.
Novo formato de festa será mantido
Ainda com mais um fim de semana pela frente, o arraiá deste ano já é considerado o melhor já realizado pela Secretaria de Turismo. A avaliação é do próprio secretário Robson Dutra, que apontou a principal vantagem do atual formato, que deve ser mantido para os próximos anos.
“Antes, nós tínhamos palcos em mais de dez bairros diferentes da cidade, porém os custos tornavam inviável para trazermos os artistas de peso que trouxemos desta vez e também no ano passado, quando fizemos na Barra e em Itaipuaçu. Montamos uma estrutura que foi muito elogiada pelos artistas e pelo público em geral, o que indica que acertamos na escolha”, disse o secretário, apostando que o último fim de semana será o de maior público.
Mais arraiá na Barra
Nos últimos três dias do Arraiá de Maricá 2023 terão shows da cantora Vanessa da Mata na sexta-feira (21/07), o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo, no sábado (22/07), e Vitor Fernandes, no domingo (23/07), um dos principais nomes do piseiro do Nordeste. Em todos os dias, também haverá apresentações de quadrilhas profissionais e dos artistas locais Flávia Bittencourt, Moniquinha Ângelo e o Trio Espírito Santo.
Programação do Arraiá de Maricá
Local: Avenida João Saldanha, s/nº
Sexta-feira, 21/07
19h – Quadrilha
20h – Flávia Bittencourt
22h30 – Vanessa da Mata
Sábado, 22/07
19h – Quadrilha
20h – Moniquinha
22h30 – Geraldo Azevedo
Domingo, 23/07
19h – Quadrilha
20h – Trio Espírito Santo
22h30 – Vitor Fernandes