Os olhos da cidade. Assim pode ser chamado o Centro de Operações de Maricá (COMAR), criado em maio de 2023, com o intuito de monitorar a cidade 24h por dia, sete dias na semana. A ferramenta faz parte das ações propostas pela Prefeitura de Maricá destinadas a reduzir o impacto de ocorrências nas áreas de grande circulação de pessoas. No sábado (15/07), as imagens das câmeras do COMAR possibilitaram a ação rápida da Defesa Civil no salvamento de uma jovem, de 23 anos, na praia da Sacristia, em Ponta Negra. A vítima foi vista pela equipe de monitoramento do Centro de Operações, que acionou imediatamente o resgate do suporte avançado da Defesa Civil.
O Centro também trabalha para minimizar eventos que impactem a rotina do cidadão, utilizando tecnologia aliada ao conhecimento das necessidades da cidade e de sua população. Para acionar os serviços do Comar, o cidadão poderá acionar um dos 15 totens ‘Olhar Digital’ instalados pela cidade, que contam com câmeras e alto falante, de onde podem ser solicitados serviços de emergência em saúde (ambulâncias) ou denunciar crimes para os órgãos de segurança. Um sinal de telefone será direcionado para o Centro de Operações e o atendente irá encaminhar para o setor responsável. O Comar conta também com redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook que auxiliam na comunicação em tempo real.
O espaço, localizado no Centro Administrativo de Itaipuaçu, possui oito telas que permitem o monitoramento de diversas áreas da cidade. Ao todo são 400 câmeras “cuidando” de pontos estratégicos do município. O Comar ainda tem parcerias com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado, autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar), Empresa Pública de Transporte (EPT) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), entre outros, além de órgãos públicos estaduais.
O secretário do Centro de Operações de Maricá (Comar), Victor Silveira, destacou que o local auxilia na mobilização ágil dos órgãos, equipes e recursos municipais para pronto atendimento de crises, urgências e emergências.
“O Comar tem o objetivo de manter a cidade, o máximo possível, dentro do normal, mesmo após um temporal, por exemplo. Podemos ver onde tem inundações e quedas de árvores e acionar a Defesa Civil. Ou ainda observar as praias, onde estão os pontos sensíveis, se há necessidade de resgate, para acionarmos os Guarda Vidas”, disse.
O chefe da pasta ainda ressaltou a integração com os órgãos municipais, estaduais e prestadoras de serviço no pronto atendimento a eventuais problemas na cidade.
“Nós temos a integração entre as secretarias que trabalham no mesmo espaço físico, o que reduz o tempo de acionamento. Também trabalhamos em contato com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Águas do Rio, Enel e entre outros. São vários órgãos trabalhando em conjunto para solucionar o problema. Ao identificarmos as intervenções, os órgãos são comunicados e soluções são antecipadas, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de crise”, contou.
O Centro ainda observa o transporte público e interfere em problemas como a fluidez do trânsito, obstrução de vias, problemas nas rodovias que cortam a cidade, buracos que podem ocasionar acidentes e incêndios. As demandas que chegam no COMAR referente a Segurança Pública são encaminhadas ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – CIOSP, que já auxiliaram em 23 prisões em flagrante.
“São observadas várias ações da cidade, visando garantir a segurança e melhor qualidade de vida da população. São feitos relatórios, a partir das observações, para que haja solução dos possíveis problemas. É a tecnologia aliada ao conhecimento das necessidades de Maricá e de sua população”, destacou o secretário.