O “Domingo com Ciência na Quinta”, tradicional evento realizado para celebrar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, aconteceu neste domingo (16/7), na Quinta da Boa Vista, com a participação de projetos do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
Representantes da Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro apresentaram sua metodologia pautada em Educação Popular e Economia Solidária, com a distribuição de apostilas e dinâmicas interativas com os visitantes. Já a Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade expôs seus trabalhos em robótica, e as experiências com astronomia e astronáutica.
“É importante celebrar e valorizar esses experimentos que fazem parte do progresso científico e tecnológico da nossa sociedade. Este evento foi uma grande realização para demonstrar o potencial acadêmico do nosso país, que é grandioso, e que podemos ajudar a propagar, investindo e democratizando ideias, e principalmente, por mostrar as experiências de Maricá”, disse Carlos Senna, presidente do ICTIM.
O Programa de Iniciação Científica (PIC), que está em sua segunda edição, participou também da atividade, com a presença de cinco integrantes da primeira, apresentando projetos por eles desenvolvidos, baseados em temas, como intercorrências neurológicas e psicossomáticas a partir do Covid-19, assistência pedagógica e tecnológica, cultura como ferramenta educacional a pessoas com deficiência auditiva, terapia assistida por animais e novas tecnologias no ensino básico de Maricá. O diretor de Tecnologia do ICTIM, Marcio Campos, ressaltou a importância do fomento à conscientização do desenvolvimento acadêmico para os estudantes.
“A Ciência e a Tecnologia têm o poder de transformar vidas e moldar o futuro, e é por isso que nosso instituto teve um papel fundamental ao participar deste evento, ao lado dos maiores fazedores de ciência do país”, citou Marcio Campos.
Na atividade, também foram comemorados os 75 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organizadora do evento, e os 205 anos do Museu Nacional.
O dia de festividade é uma realização da SBPC, da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro e mais 26 instituições científicas estaduais e nacionais.