Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura promove palestra de combate às queimadas

Foto: Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Cidade Sustentável e de Proteção e Defesa Civil, promoveu nesta segunda-feira (17/07), no Dia de Proteção às Florestas, uma palestra sobre práticas de combate às queimadas. O encontro aconteceu na sede da Unidade de Conservação do Espraiado e reuniu cerca de 30 profissionais entre agentes de Defesa Civil, Guarda Ambiental e Cidade Sustentável.

Durante a apresentação, a meteorologista Natália Silva de Oliveira abordou diversos temas, entre esses, a forma como as demandas chegam à equipe do Centro de Operações da Defesa Civil, via contato telefônico no número 199, reforçou o canal exclusivo para o envio de alertas e desastres para a população por meio do WhatsApp (61) 2034-4611 e demonstrou os registros de focos de queimadas que aconteceram no mês de julho, que foram 20 no total.

“A Defesa Civil trabalha com a questão da resposta, mas temos como o foco a prevenção e a mitigação. A população tendo consciência para não colocar fogo em lixo, não jogar guimba de cigarro na estrada. Ou seja, são pequenos atos que fazem toda a diferença na mitigação desse problema”, disse Oliveira.

Educadora ambiental da Secretaria de Cidade Sustentável, Ana Paula Kaya, destacou a união do trabalho realizado com as demais secretarias.

“Para os agentes ambientais e para a coordenação de educação ambiental é de suma importância ter esse conhecimento de causa, para coletarmos informações sobre como a defesa civil atua no município, transformar e transmitir de uma maneira mais acessível para a população, já que estamos no dia a dia trabalhando com eles”, relatou.

Responsável pela equipe da brigada de combate ao fogo em vegetação rasteira da secretaria de Proteção e Defesa Civil, Igor Leonardo alertou para que a população dê um destino adequado aos resíduos de podas e corte de gramado. A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) disponibiliza um canal de atendimento pelo Whatsapp (3731-9633). Por meio do contato, o contribuinte pode fazer reclamações, solicitar recolhimento de resíduos verdes, inservíveis, serviços de varrição, capina e roçada.

“As pessoas vêm descartando resíduos de podas e gramado em terrenos baldios, que sofrem também com a proliferação de um capim invasor. O ideal é a pessoa fazer a limpeza marginal do lote para que minimize a propagação do fogo, em casos de incêndios. Em nossas rondas, quando vemos um cidadão fazendo a limpeza de um gramado, orientamos para que ele busque o setor de coleta de resíduos para que o recolhimento seja feito”, destacou.

Sair da versão mobile