A campanha de coleta de tampas plásticas promovida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) atinge marca significativa de 150 kg de material recolhido em sua primeira fase. Diante do sucesso da iniciativa, que inicialmente terminaria no final de junho, a coleta foi prorrogada e pode se tornar uma ação permanente.
A campanha teve início em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e as tampinhas recolhidas foram destinadas à Associação One By One. Essa ONG auxilia crianças com deficiências físicas, motoras ou neurológicas em situação de vulnerabilidade social, e irá reciclar as tampas para produzir cadeiras de rodas para doação. A cada três mil tampinhas coletadas, é possível confeccionar uma cadeira.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Jorge Felippe Neto (Avante), a prática de depositar tampinhas nos pontos de coleta se tornou um hábito entre os funcionários da Casa e os visitantes. Essa adesão motivou a prorrogação da campanha, que agora não possui uma data limite definida e poderá se tornar um projeto permanente