A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Cartão Jaé, um novo sistema de bilhetagem digital que será implementado de forma experimental a partir desta quarta-feira (19) nos transportes BRT. Nessa fase inicial, o RioCard continuará sendo usado nos demais modais, mas, em fevereiro do próximo ano, o Jaé será o único cartão aceito nos transportes municipais.
Em novembro deste ano, o Jaé será expandido para todos os transportes públicos do município, incluindo ônibus, vans, cabritinhos, VLT e BRT. Chamada de “fase 2”, essa etapa prevê a utilização exclusiva do novo cartão em todos os modais da Prefeitura, mas o RioCard continuará sendo aceito também.
Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, essa mudança tem como objetivo tornar os dados operacionais dos transportes mais transparentes e possibilitar uma melhoria nos serviços oferecidos. Com o novo sistema, a prefeitura terá controle da rede de transportes municipais, permitindo um melhor planejamento de locais que necessitam de mais viagens dos modais devido ao fluxo de passageiros.
“Ao ter acesso à informação, vamos poder cobrar ainda mais a qualidade do sistema. Isso também permitirá que, na hora de cobrar, por exemplo, um ônibus que deveria ter ar condicionado, mas não tem, ou que não cumpriu sua quilometragem ou roteiro, a prefeitura pode suspender o repasse para esse trajeto”, explicou o prefeito.
Eduardo Paes também mencionou a falta de clareza nas informações concedidas à prefeitura sobre os modais. “Jaé representa transparência, enquanto o RioCard é uma caixa-preta. Com o Jaé, a prefeitura cuida do dinheiro que é pago, mas com o RioCard, são as empresas de ônibus que cuidam. É como deixar a raposa cuidando do galinheiro, o que é inaceitável. Nessa transição para um sistema mais transparente, é muito importante que as pessoas comecem a se informar e prestar atenção”, destacou.
A partir de fevereiro do próximo ano, o Jaé será obrigatório no sistema e o RioCard Mais não será mais aceito nos transportes municipais. No entanto, nessa “fase 3”, os passageiros que utilizam os transportes do Governo do Estado deverão portar os dois cartões. A secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, explicou como funcionará a integração entre os cartões.
“O Jaé vai possibilitar todas as integrações e benefícios tarifários. O usuário não perderá nenhum benefício. O passageiro vai pegar o cartão antigo, ir a uma loja da Jaé e pedir para vincular os dois cartões, o municipal e o intermunicipal. Primeiro, ele utilizará o cartão intermunicipal, passando-o normalmente, e, ao entrar no transporte municipal, passará o RioCard e, em seguida, o Jaé, liberando a catraca. Ele terá os dois cartões. É uma solução tecnológica muito simples para o usuário, que já está em funcionamento”, afirmou Maína.
O Cartão Jaé pode ser adquirido nas lojas físicas, já em funcionamento, ou nas máquinas de autoatendimento instaladas nas estações do BRT, com exceção de Alim Pedro, Vila Militar, Gal. Olímpio, Sta. Eugênia e Sta. Veridiana, que ainda não possuem o equipamento por falta de espaço. Os estabelecimentos estão localizados na Cidade Nova, Botafogo, Madureira, duas na Barra da Tijuca, Campo Grande e no terminal de Santa Cruz.
Para adquirir o cartão, é necessário pagar o valor de uma passagem, que será revertido em créditos no momento da compra. Além disso, é possível vincular o cartão a uma conta digital para identificação, permitindo dispensar o uso do cartão físico e utilizar apenas o aplicativo de celular para passar pelas catracas.
As recargas do cartão podem ser feitas nas lojas físicas, nas máquinas de autoatendimento e também por meio de um aplicativo. “As pessoas poderão recarregar esse cartão com notas, PIX, cartão de crédito e débito; ou pelo site e aplicativo, por PIX, cartão ou boleto bancário”, detalhou a secretária.
Em relação à Região Metropolitana, o prefeito afirmou que a Prefeitura do Rio está em diálogo com o Governo do Estado para a possibilidade de unificar o uso do cartão Jaé. O RioCard continuará sendo aceito nos transportes intermunicipais e concessões do estado, como barcas, trem e metrô.
“A nossa expectativa é que o Estado siga o caminho da Prefeitura. Pretendemos fazer uma licitação e caminhar para um sistema mais eficiente, que permita a integração intermunicipal sem a necessidade de dois cartões. Vamos trabalhar nessa direção, esse é o mundo ideal aqui na Região Metropolitana”.
Em nota, a RioCard se manifestou sobre a mudança na bilhetagem eletrônica. Veja a declaração na íntegra.
“A Riocard Mais não será extinta e continuará sendo aceita em todos os meios de transporte público: ônibus municipais e intermunicipais, trens, barcas, metrô, vans, VLT e, inclusive, BRT.
A Riocard reafirma mais uma vez que não há caixa-preta no sistema de bilhetagem eletrônica e que mantém um fluxo transparente de informações para a Prefeitura. Com os dados enviados, o governo municipal dispõe de todas as condições para monitorar, fiscalizar e planejar a mobilidade urbana da cidade do Rio, como vem fazendo desde 17 de fevereiro do ano passado, ao assumir a gestão do sistema BRT em parceria com a empresa pública Mobi-Rio.
Sobre a validade dos créditos de transporte, a Riocard ressalta que não há prazo determinado para o uso dos valores depositados nos cartões, conforme decisão da Justiça em 2019. Os créditos não expiram e pertencem aos passageiros.
A Riocard reafirma o compromisso de colaborar integralmente com a Mobi-Rio nesta etapa de transição da bilhetagem, a fim de atender da melhor maneira possível seus clientes, evitando transtornos e dificuldades na utilização do cartão Riocard Mais.
Sobre a ausência de máquinas de recarga em determinadas estações do BRT, a Riocard esclarece que os equipamentos foram retirados por determinação da Prefeitura para a implementação do sistema de bilhetagem do Jaé.
A Riocard é a maior empresa de bilhetagem do país e tem contribuído decisivamente nos últimos 19 anos para a evolução da mobilidade urbana em mais de 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro.”