A Secretaria de Cultura preparou uma programação especial para o próximo fim de semana em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha (25/07), com a exibição de filmes e curtas metragens no Cine Henfil sobre o tema. As sessões às 15h, 17h e 19h, entre sexta-feira (21/07) e domingo (23/07). Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.
Nesta sexta-feira (21/07), a partir das 19h, será exibido o filme ‘Mulher Rei’, de Gina Prince-Bythewood. No sábado (22/07) às 17h, haverá um compilado de curtas de cineastas negras que despontam no audiovisual nacional, Sabrina Fidalgo e Milena Manfredini; às 19h terá uma nova exibição do filme ‘Mulher Rei’. No domingo (23/07), às 17h, terá a exibição do filme ‘Xica da Silva’, e às 19h será ‘Orfeu’, ambas de Cacá Guiedes.
Simultaneamente, o Cine Henfil seguirá com a programação de Férias, com a exibição dos filmes ‘Historietas assombradas’ de Victor-Hugo Borges, no sábado (22/07) às 15h, e ‘Tromba Trem’ de Zé Brandão, no domingo (23/07) às 15h.
Sobre o cinema
Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo. O Cine Henfil funciona de terça a quinta-feira, com sessões voltadas para o projeto Cine Escola, com programação temática trabalhada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Programação:
Sexta-feira (21/07):
19h – Mulher Rei
Sábado (22/07):
15h – Historietas Assombradas
17h – Curtas metragens de Sabrina Fidalgo e Milena Manfredini
19h – Mulher Rei
Domingo (23/07):
15h – Tromba Trem
17h – Xica da Silva
19h – Orfeu
Sinopses:
Filmes
Mulher Rei – A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comércio de escravos na África Ocidental durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para o combate. Classificação: 16 anos.
Historietas Assombradas – Pepe é uma criança de 12 anos que vive com a avó, uma bruxa-empresária. Ao saber que foi adotado e que seus pais estão vivos, ele parte em uma aventura para encontrá-los. O menino atrai a atenção de Edmundo, um vilão biomecânico que precisa da energia de crianças para se tornar imortal, que rapta a avó de Pepe. Desta forma, o garoto e seus amigos precisam resgatá-la o quanto antes, ao mesmo tempo em que Pepe busca solucionar o mistério do desaparecimento de seus pais. Classificação: Livre.
Tromba Trem – Tromba Trem: O Filme acompanha o divertido elefante Gajah depois que ele se torna uma celebridade da noite para o dia. Mas seus status de estrela rapidamente acaba quando ele se torna o principal suspeito em um misterioso desaparecimento. Agora o pobre elefante precisará correr contra o tempo para limpar seu nome e provar sua inocência. Classificação: LIVRE.
Curtas
Alfazema – (Sabrina Fidalgo, 2019). É Carnaval e Flaviana vive o dilema de como se livrar de um amante que se recusa a sair do chuveiro. Classificação: 14 anos.
Personal Vivator – (Sabrina Fidalgo, 2014). Rutger é um ET que tem a missão de passar 72 horas na Terra para entender o comportamento humano. Para evitar suspeitas, ele se disfarça de documentarista e escolhe a cidade do Rio de Janeiro para iniciar a pesquisa. Classificação: 14 anos.
Eu Preciso Destas Palavras Escrita – (Milena Manfredini e Raquel Fernandes, 2017). O passado de Arthur Bispo do Rosario é praticamente desconhecido. Sabe-se apenas que era negro, marinheiro e pugilista. Em 1938 é internado na Colônia Juliano Moreira após um delírio místico. Com diagnóstico de esquizofrenia paranoide é iniciada sua peregrinação em busca do divino e da catalogação do universo. Classificação: Livre.
Mãe Celina de Xangô – (Milena Manfredini, 2021). Um filme de busca sobre as origens, as memórias e a ancestralidade de Mãe Celina de Xangô, uma importante yalorixá da cidade do Rio de Janeiro. Classificação: Livre.
Camelôs – (Milena Manfredini, 2018). Um percurso sensorial na cidade do Rio de Janeiro tendo os camelôs e artistas de rua como personagens dessa cartografia urbana na qual passado e tempo presente se atravessam. Classificação: Livre.