25 C
Maricá
sexta-feira, novembro 1, 2024
More
    InícioEconomiaFazenda aumenta previsão de crescimento do PIB para 2,5% este ano

    Fazenda aumenta previsão de crescimento do PIB para 2,5% este ano

    Data:

    Últimas Notícias

    Tarifa Social do Voa Maricá tem redução e novos meios de pagamento

    Os beneficiários do programa Renda Básica de Cidadania (RBC)...

    Maricá abre 466 vagas em oficinas culturais na Incubadora de Cultura

    Maricá lançou uma programação especial de oficinas, cursos de...

    ONU pede solução viável para impasse no Saara Ocidental

    O Conselho de Segurança da ONU solicitou uma resolução...

    Segundo turno registra 102 crimes eleitorais e 42 prisões

    No segundo turno das eleições municipais, as forças de...

    Imortais da ABL Inauguram Festa Literária de Maricá

    A 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá...

    A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda atualizou suas projeções econômicas, e os resultados são animadores para a economia brasileira. O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país, teve sua estimativa de crescimento elevada de 1,9% para 2,5%. Essa revisão foi motivada pelo aumento de 1,9% no primeiro trimestre e pela expectativa de queda dos juros no segundo semestre, impulsionada pela desaceleração da inflação. Para 2024, a estimativa de crescimento se mantém em 2,3%.

    As projeções de crescimento também apresentam melhorias em todos os setores. Para o setor agropecuário, a estimativa subiu de 11% para 13,2%. Na indústria, a previsão avançou de 0,5% para 0,8%, enquanto para o setor de serviços, a expectativa passou de 1,3% para 1,7%.

    Outro ponto positivo é a queda da projeção de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A estimativa passou de 5,58% para 4,85%, embora ainda esteja acima da meta de inflação para o ano, definida em 3,25%, com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A previsão para 2024 também teve uma redução, indo de 3,63% para 3,3%. Essa revisão para baixo foi baseada na forte desaceleração do IPCA em abril e maio, bem como em fatores como reajustes menores em planos de saúde, redução nos preços de combustíveis e energia elétrica.

    As perspectivas para o médio prazo também são positivas, com uma leve desaceleração esperada para 2024. A expectativa é que o crescimento do PIB seja mais bem distribuído entre os setores da economia nesse período, com a indústria e os serviços se beneficiando do melhor ambiente de negócios e redução de incertezas decorrentes da aprovação das reformas fiscal e tributária.

    Além disso, a recuperação da demanda doméstica, impulsionada pela queda dos juros e pelas medidas de estímulo, como o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e políticas sociais, será um fator importante para sustentar o crescimento da economia. A redução da desigualdade, o estímulo ao consumo e ao investimento e outras medidas inclusivas devem contribuir para um crescimento sustentável e mais equilibrado.

    Esses resultados são fruto de um cenário econômico promissor e da adoção de políticas adequadas para impulsionar o desenvolvimento do país. O governo continuará trabalhando para garantir o crescimento econômico e a estabilidade financeira, visando o bem-estar da população brasileira.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui