Foto: Ramon Corrêa
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizou reunião na quinta-feira (20/07) com representantes da equipe técnico operacional das empresas ConstruVerde e Wale, para alinhar os próximos passos para as obras de finalização de rede de esgotamento sanitário do Centro para colocar em funcionamento o emissário submarino da Barra.
As empresas ganharam a licitação do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), recurso aplicado em Maricá pela Petrobrás como compensação ambiental da obra do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
“Atualmente, a Sanemar realiza 24 horas por dia o esgotamento dessa rede inacabada. Com a conclusão das obras, esse problema será resolvido aqui no Centro, para colocar o emissário em carga”, explicou Roberta Cardoso, diretora responsável pelo setor Técnico Operacional da Sanemar.
Além de finalizar a rede de esgotamento na região central de Maricá, a obra conectará esse sistema ao emissário, que já está pronto para iniciar as atividades.
“A ordem de início para as obras já foi dada pelo Estado e temos um termo de cooperação assinado para fiscalizar esse progresso, porque a obra pronta será entregue à Sanemar para realizar as operações”, afirmou a presidente da Sanemar, Rita Rocha.
Os emissários submarinos são sistemas destinados a lançar efluentes no meio marinho, afastando-os da costa e visando aproveitar a grande capacidade de depuração do oceano, em função de seu enorme volume de água. Vale ressaltar que esse material passa por todo um processo de tratamento antes de ser enviado ao mar.