Erika da Silva Beta, 39 anos, gerente do banco que facilitava os golpes. Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo
Uma gerente bancária foi presa preventivamente na manhã desta terça-feira por envolvimento com um grupo suspeito de aplicar golpes financeiros em pessoas físicas e jurídicas no estado do Rio. Érika da Silva Beta, de 39 anos, é um dos alvos de uma operação da 50ª DP (Itaguaí) que visa cumprir 12 mandados de busca e apreensão e seis de prisão. Dentre os presos está o homem apontado como chefe da quadrilha, Hitler da Silva Angelo, conhecido como Angelo, de 44 anos.
Segundo as investigações, o grupo usava uma empresa de fachada para aplicar o golpe. O estabelecimento, Fênix Assessoria e Consultoria, ficava sediado na torre do Norte Shopping, no Cachambi. Para atrair as vítimas, os integrantes da quadrilha diziam capitanear recursos por meio da facilitação de empréstimos bancários.
Com os documentos da vítima em mãos, eles acionavam seu “braço bancário”, uma gerente que atuava em uma agência de Madureira, para abrir contas para empréstimos, cartões de crédito e financiamentos. Os valores eram usados pela quadrilha sem o conhecimento da vítima.
De acordo com a Polícia Civil, vítimas do grupo foram identificadas nos municípios do Rio, Niterói e Barra Mansa. O prejuízo estimado delas é de R$ 70 mil.
Dentre os alvos estão: a gerente bancária Érika da Silva Beta, de 39 anos; Christiane Ribeiro Gordilho, de 39; Thamires Francisco Dias Kindzierski, de 32; Eduardo Mario de Almeida Cardozo, de 46, e Paulo Antonio Gomes da Rocha, de 37.
Fonte: Extra.