Nesta segunda-feira (24), Elon Musk e a presidente-executiva do Twitter, Linda Yaccarino, apresentaram um novo logotipo para a plataforma de mídia social, que agora exibe um X branco em um fundo preto, substituindo o conhecido símbolo do pássaro azul.
Yaccarino tuitou entusiasmada: “O X está aqui! Vamos fazer isso”, compartilhando também uma foto do logotipo projetado nos escritórios da empresa em São Francisco.
Apesar da mudança, as contas de Yaccarino e Musk ainda mostram o logotipo antigo, com o pássaro azul do Twitter visível na plataforma.
A hashtag #GoodbyeTwitter começou a ser usada, referindo-se ao logotipo anterior, e alguns usuários criticaram a nova mudança.
No domingo, Musk havia manifestado sua vontade de alterar o logotipo do Twitter, fazendo uma pesquisa com seus milhões de seguidores para saber se eles seriam a favor de mudar o esquema de cores do site de azul para preto.
Ele postou uma imagem de um X estilizado em um fundo preto com tema do espaço sideral. Também mencionou o “logotipo provisório do X” e tuitou que “em breve daremos adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
Em resposta a uma pergunta sobre como os tuítes serão chamados com o novo logotipo, Musk respondeu “x’s”.
O logotipo original do Twitter foi criado em 2012 por uma equipe de três pessoas. “O logotipo foi projetado para ser simples, equilibrado e legível em tamanhos muito pequenos, quase como um ‘e’ minúsculo”, escreveu Martin Grasser, um dos designers.
Matt Rhodes, líder de estratégia da agência criativa House 337, disse à Reuters que qualquer mudança em uma marca tão estabelecida na cultura popular representa um risco para a empresa.
“Apenas algumas marcas se tornaram verbos ou foram mencionadas em veículos de notícias globais com a mesma frequência que o Twitter”, afirmou.
“Qualquer coisa que torne mais difícil para as pessoas encontrarem ou abrirem o aplicativo em seus telefones cheios de apps corre o risco de prejudicar o uso.”
Semanas antes de concluir a aquisição do Twitter no ano passado, Musk afirmou que a compra da empresa aceleraria sua ambição de criar um “aplicativo completo” chamado X em três a cinco anos.
Musk comprou o domínio x.com de volta do PayPal em 2017, dizendo que ele tinha “valor sentimental”. Musk foi cofundador do site x.com como um banco online em 1999, que mais tarde se transformou no PayPal.
Embora a página oficial do Twitter na plataforma tenha sido renomeada como X, o domínio x.com ainda não está ativo.
“X é o estado futuro da interatividade ilimitada – centrada em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/bancos – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades”, tuitou Yaccarino no domingo.
Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal, assumiu como presidente-executiva do Twitter em 5 de junho em um momento em que a plataforma de mídia social tenta reverter a queda na receita de publicidade.
Desde a aquisição do Twitter, a empresa tem enfrentado tempos tumultuados, com demissões em massa, queda acentuada no número de anunciantes e a ascensão meteórica do Threads, a resposta da rival Meta ao Twitter.
Drew Benvie, presidente-executivo da consultoria de mídia social Battenhall, comentou: “Os últimos meses foram tumultuados no Twitter, e não acho que uma nova marca vá resolver tudo.”
“Trata-se menos de reinventar o Twitter e mais de construir uma marca em torno do império de Elon Musk, incluindo a SpaceX, onde a marca X realmente se conecta um pouco mais.”