Um homem identificado como Luiz Fernando Santos da Silva Junior e um adolescente foram presos nesta quarta-feira por agentes da 26ª DP (Todos os Santos) e policiais militares do programa Méier Presente, suspeitos de cometer furtos de celulares de motoristas que passavam pela Avenida Amaro Cavalcanti, no Méier, e Rua Goiás, no Engenho de Dentro, ambos bairros da Zona Norte do Rio.
De acordo com a polícia, os suspeitos agiam ao esperar o sinal fechar para os carros, e assim, arremessavam pedras nos vidros para roubar os celulares e outros pertences das vítimas. Em seguida, eles se escondiam na linha férrea, pulando o muro das estações de trem. As equipes policiais foram até o local após receberem denúncias, como relatado pelo delegado Felipe Santoro, titular da 26ª DP.
Uma das vítimas que foi localizada pela polícia havia acabado de ser assaltada e conseguiu reconhecer Luiz Fernando e o adolescente no local. Outras vítimas também fizeram o reconhecimento da dupla na delegacia da Piedade.
No muro que divide a linha férrea, havia uma pichação dizendo “ladrão aqui”, alertando as pessoas que passavam pelo local sobre a existência de criminosos na região, afirmou o delegado Santoro. Segundo ele, no último mês, a Polícia Civil prendeu outras cinco pessoas que também praticavam furtos naquela localidade, agindo da mesma maneira, e fugindo pela linha férrea para dificultar a atuação policial.
Em março deste ano, o empresário Leonardo Secioso Rosa, de 27 anos, morreu após bater o carro que dirigia contra um muro na Avenida Amaro Cavalcanti. Ele perdeu o controle do veículo após ser alvo de uma tentativa de assalto.
Felipe Santoro afirmou que as testemunhas serão intimadas para ajudar a identificar os autores da tentativa de assalto ao empresário.
O homem e o adolescente serão responsabilizados por furto qualificado e associação criminosa.