Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Marido de ferida por tiro de fuzil disparado por PM relata desespero de agente: ‘Baleei uma mulher’; filha está traumatizada

Uma pesquisa realizada pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio) na última semana de julho revelou boas perspectivas para as vendas do comércio no Dia dos Pais em 2023, com expectativa de crescimento de 4%.

O estudo contou com a participação de 250 lojistas de diversos segmentos, como roupas, calçados, joias e relógios, livros, eletroeletrônicos, celulares, artigos esportivos, perfumes e acessórios masculinos. A data, uma das mais importantes para o comércio no segundo semestre, tem sido aguardada com grande expectativa tanto por consumidores quanto por comerciantes na cidade.

De acordo com as respostas dos lojistas, 70% relataram que, em comparação com o ano anterior, o movimento está melhor em 2023. Os presentes para o Dia dos Pais devem ter um preço médio estimado entre R$ 110 e R$ 130 por pessoa.

Para Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, o comércio varejista do Rio de Janeiro tem enfrentado as circunstâncias econômicas com resiliência, demonstrando uma característica marcante da atividade comercial. Ele destacou que a abertura diária das lojas envolve inúmeros custos e variáveis, o que exige do comerciante capacidade de adaptação. Apesar desses desafios, a economia fluminense mostra sinais de recuperação tanto a nível municipal quanto estadual, com crescimento no nível de emprego e reflexos positivos na renda e nas expectativas de consumo.

O presidente enfatizou que embora não espere uma explosão no consumo, as boas expectativas decorrentes do aumento da confiança do consumidor animam os lojistas em relação a um segundo semestre mais promissor e com possibilidade de ganhos elevados. Ele ressaltou a importância dos investimentos em diferentes setores econômicos, como turismo, startups, energia, infraestrutura e indústria de óleo e gás, que têm impacto direto nas expectativas de consumo.

Nesse cenário de otimismo, o Dia dos Pais promete movimentar o comércio, impulsionando a economia local e trazendo alívio e esperança para os comerciantes da região. A dinâmica das mudanças do mercado e a confiança do consumidor mostram-se como fatores essenciais para o crescimento do comércio varejista no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile