A partir desta segunda-feira, dia 31 de julho, a Prefeitura de Maricá retomou a construção da passarela do Manu Manuela, localizada em São José do Imbassaí, através da execução da Serviços de Obras de Maricá (Somar). Contudo, a conclusão desta estrutura depende da remoção dos postes pela empresa de fornecimento de energia elétrica Enel, algo que, segundo a própria companhia, está previsto apenas para o mês de outubro.
Segundo Gustavo Camacho, Diretor Operacional de Obras Indiretas da autarquia de Serviços em Obras de Maricá (Somar), a continuidade da empreitada estava pendente da aprovação do projeto executivo pelo Departamento de Estrada e Rodagens (DER). Essa questão foi resolvida na sexta-feira, dia 28 de julho, o que permitiu que a Prefeitura retomasse imediatamente o trabalho no decorrer desta semana.
“Já demos reinício à obra. Atualmente, estamos realizando as escavações das fundações, começando em 1 de agosto. Posteriormente, durante o progresso da obra, será necessário remover a rede da Enel, uma ação que já foi solicitada e está programada para ocorrer no mês de outubro. A Prefeitura está empenhada em agilizar esse processo”, explicou o diretor operacional.
Além da passarela do Manu Manuela, as construções das passarelas no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara e no Parque Nanci também foram interrompidas pelo mesmo motivo, aguardando a conclusão da remoção completa das redes pela Enel para que os trabalhos possam ser retomados nesses locais.
No decorrer da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), um total de quatro passarelas serão construídas com recursos próprios da Prefeitura. A passarela localizada no quilômetro 25, nas proximidades do Parque Nanci, terá 32 metros de extensão e uma largura de dois metros, incluindo rampas de acessibilidade. As outras passarelas serão implantadas nas proximidades do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí; próximo ao Vivendas, em Inoã; e no loteamento Manu Manuela. A estrutura a ser implementada em frente ao hospital municipal terá cerca de 30 metros de comprimento, contando com elevador, escada e rampa.
A passarela planejada para a altura do quilômetro 13 da rodovia, em Inoã, já recebeu a aprovação do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) e encontra-se na fase final de elaboração das peças técnicas do processo referente ao projeto da passarela. Após essa etapa, será realizada a licitação para a obra.
Quanto à passarela a ser construída em São José do Imbassaí, próxima ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, as rampas de acesso já foram instaladas, no entanto, o município aguarda a realocação dos postes por parte da concessionária Enel.