26 C
Maricá
segunda-feira, maio 19, 2025
More
    InícioEconomiaTCE ordena revisão de licitação para gestão de estacionamento em Maricá

    TCE ordena revisão de licitação para gestão de estacionamento em Maricá

    Data:

    Últimas Notícias

    INSS exigirá biometria para liberar novos consignados

    A partir do próximo dia 23, aposentados e pensionistas...

    Maricá segue com tempo estável e sem chuvas até quarta-feira

    A cidade de Maricá seguirá com tempo firme e...

    Shows em Itaipuaçu marcam início das comemorações pelos 211 anos de Maricá

    Maricá iniciou as celebrações pelos 211 anos do município...

    Campanha em Maricá destaca importância da doação de leite materno

    A Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19) uma...
    Foto: Evelen Gouvêa

    O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) emitiu uma determinação para a reavaliação do processo licitatório conduzido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá S.A (Codemar) referente à concessão da administração e exploração do estacionamento rotativo nas vias e espaços públicos da cidade. O acórdão, proferido durante a sessão plenária virtual ocorrida entre 24 e 28 de julho, marca a terceira decisão vinculada ao andamento desse processo de concessão, cujo valor estimado é de R$ 322,6 milhões, e com um prazo de vigência de 20 anos. Vale ressaltar que o procedimento estava suspenso desde 29 de novembro de 2022.

    No dia 27 de fevereiro de 2022, a manifestação da Coordenadoria de Auditoria em Desestatização (CAD-Desestatização) foi acolhida, a qual forneceu subsídios para a mencionada representação e identificou no Edital de Concorrência Pública nº 004/2022 uma série de inconsistências e irregularidades que poderiam levar a prejuízos aos cofres públicos, limitar indevidamente a concorrência do certame e dificultar a formulação adequada de propostas, inibindo a participação de empresas capazes de oferecer condições mais vantajosas para o setor público.

    O acórdão em questão estabelece que o diretor presidente da Codemar, caso um novo certame com natureza similar seja lançado (envolvendo a concessão de serviço público), deve atentar para uma modelagem adequada do projeto de concessão, abrangendo especialmente todos os elementos examinados no contexto do processo. O gestor deve considerar a possibilidade de envolver especialistas ou entidades especializadas na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, com o propósito de adotar as melhores práticas na modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira da contratação.

    Além de outros aspectos, o gestor público também deverá efetuar ajustes na maneira de divulgar a modelagem econômico-financeira e no Estudo Técnico-Preliminar elaborado, assim como revisar a previsão de contratação de um agente de fiscalização pela concessionária e preencher as lacunas na cláusula que trata da arbitragem, além de corrigir as inconsistências na avaliação da proposta técnica.

     

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera interessantes e úteis!

    Mais informações sobre: Politica de privacidade.