23.3 C
Maricá
sexta-feira, abril 11, 2025
More
    InícioCultura e LazerMaricá recebe projeto de patinação “Dèja Vú: como é bom sonhar de...

    Maricá recebe projeto de patinação “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo

    Data:

    Últimas Notícias

    Vasco recebe convite para amistoso internacional contra clube alemão

    O Vasco da Gama foi convidado para disputar um...

    Polícia Civil apreende botijões em depósito clandestino de gás em São Gonçalo

    Agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD)...

    Prefeitura intermedeia contratação de mais de 200 moradores de conjuntos habitacionais

    A Secretaria Especial de Promoção das Comunidades e do...

    Caminhão da Saúde leva exames gratuitos à orla de Ponta Negra neste sábado

    A Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (12/04)...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), abriu nesta sexta-feira (11/08), em Itaipuaçu, o Troféu Brasil de Patinação Artística 2023, que integra o projeto de patinação “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo”.

    A iniciativa visa implantar e desenvolver as modalidades junto às escolas públicas do município. No cronograma, estão aulas de patinação nos quatro distritos de Maricá por quatro semanas, oficinas no contraturno escolar até o fim do ano de 2023 nas escolas em tempo integral e muita interação.

    O projeto “Dèja Vú: como é bom sonhar de novo” tem a expectativa de receber cerca de mil pessoas por dia na arena montada na quadra formada pelas ruas Elisa Vieira Veras, 34, Alice Máximo de Souza e 52, em Itaipuaçu.

    A pista tem as medidas de competições internacionais com 25mx50m em concreto – piso similar como referência à pista de Indaial. O espaço conta com arquibancada, área de convivência, mezanino, vestiários, banheiros e área de food truck. A entrada é gratuita e será aberta ao público geral das 8h as 22h.

    Competição do Troféu Brasil de Patinação Artística 2023

    Até o dia 19/08, a Arena “Dèja Vu” recebe pela primeira vez na cidade a competição Troféu Brasil de Patinação Artística, que reúne ao todo 343 atletas brasileiros de 38 clubes nas categorias mini infantil, infantil, cadete, sênior, solo, dupla, masculino, feminino, adulto e juvenil. Os competidores apresentam aos 11 juízes, em torno de três a quatro minutos, as performances nas quais serão analisadas as coreografias, a expressão facial, o estilo da dança, a técnica da patinação, eixos e figuras obrigatórias. Ao final do campeonato, os três melhores competidores ganham medalha de ouro, prata e bronze.

    Técnico do Iate Club de Brasília, Eduardo Gravina levou 18 atletas que competiram nas categorias dança livre, figuras obrigatórias, solo dance e free dance. O ex-patinador contou um pouco da rotina de treino dos atletas para que tenham um bom resultado nas competições. “Como eles fazem várias disciplinas da patinação, treinam de três a quatro horas por dia. Recomendamos sempre ter um nutricionista porque a carga de treino é muito alta, fazer uma preparação física, acompanhamento psicológico por causa da pressão que passam. É uma vida bem diferenciada dos demais e têm que abrir mão de algumas coisas por conta da competição”, analisou.

    Pela primeira vez na cidade, Eduardo Gravina se encantou com as políticas públicas do município. “Não conhecia Maricá e comecei a pesquisar depois que fiquei sabendo que ia ser aqui e estou bem impressionado com a estrutura e investimento da cidade, apoio que eles dão de incentivo a vários esportes. A impressão que tenho é que a cidade impulsiona bastante com o ônibus gratuito. Achei bem legal a estrutura do campeonato que está fantástica”, analisou.

    Experiente em competições, a atleta Ana Clara Pereira, de 13 anos, mencionou a qualidade da quadra. “Em competições nacionais eu nunca tinha visto uma quadra como esta. Ela é larga, um piso bom, não escorrega e nem prende, o que possibilitou a minha acrobacia caber certinho”, avaliou.

    Programação da Arena

    De 11 a 19/08:

    13h30 às 20h – Competição do troféu Brasil de Patinação Artística 2023, aberta ao público

    Dia 12/08:

    15h – Cerimônia de abertura

    De 21 a 25/08:

    8h às 17h – Clínicas de iniciação educativas esportivas para alunos da rede municipal de ensino

    18h às 22h – Patinação aberta ao público

    spot_imgspot_img
    Sara Celestino
    Sara Celestinohttps://gazeta24horasrio.com.br
    Repórter-fotográfica, atuando na produção de conteúdo com objetivo de compartilhar a melhor informação para manter você bem-informado! E-mail. [email protected]

    Institucional

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui