O pátio de armazenamento da Secretaria de Transportes de Maricá abriga atualmente dez ônibus conhecidos como “vermelhinhos”, pertencentes à Empresa Pública de Transportes (EPT), que aguardam por uma resolução. Uma considerável quantidade desses veículos foi retirada de operação devido à falta de peças para manutenção.
Esses coletivos foram gradativamente desativados quando Maricá, por meio da EPT, optou por terceirizar o sistema de transporte, concedendo à Viação Nossa Senhora do Amparo a total responsabilidade pelas linhas de transporte municipais, uma atribuição que sequer a Amparo detinha durante o período em que o transporte público foi concedido a empresas privadas.
Em relação aos ônibus estacionados no depósito municipal, ao ser questionada sobre a situação, a Prefeitura de Maricá esclareceu que “todos esses ônibus pertencem à própria Prefeitura de Maricá e foram adquiridos em 2013. Dentre o total, cinco ônibus ‘vermelhinhos’ foram cedidos à Secretaria de Educação e atualmente estão sendo utilizados para o transporte escolar. Os demais veículos serão designados para as secretarias de Cultura e Economia Solidária.”