Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Projeto da Prefeitura de Maricá aposta em escolhas sustentáveis para cuidar do meio ambiente

Foto: Divulgação
A Incubadora de Inovação Social em Cultura, projeto da Prefeitura de Maricá, aposta em ações de preservação do meio ambiente ao adotar a entrega e o uso de itens sustentáveis por alunos e funcionários. As práticas vão desde o não uso de copos descartáveis à preferência por computadores sem fios na sede e visam contribuir na mitigação dos impactos ambientais e incentivar a mentalidade de preservação do meio ambiente no cidadão.A equipe gestora do projeto optou por montar um kit sustentável com os seguintes itens: copo retrátil de silicone; pen drive produzido com fibra de bambu, contendo a apostila que acompanha os desenvolvedores dos eixos Cinema e Game ao longo do curso; bloco de anotações feito com papel reciclado; um lápis semente, feito com madeira de reflorestamento, que após seu uso pode ser plantado e espalhar biodiversidade em Maricá; e uma caneta feita a partir de uma fibra vegetal, o arroz. Todos os itens foram entregues, juntos, na primeira semana de aulas, em uma ecobag, produzida de algodão cru.

“A gente não quer produzir lixo que agrida o nosso solo e os oceanos, por isso começamos com ações que parecem simples, mas que podem criar uma nova cultura de preservação no município”, ressaltou Suellen Figueiredo, coordenadora pedagógica da Incubadora.

Outra aposta inspiradora adotada pelo projeto é em relação aos computadores escolhidos, equipados com menos componentes, como os fios, o que gera, a longo prazo, menor produção de resíduos tecnológicos.

Para a desenvolvedora do curso de Direção de Artes para Projetos Audiovisuais, Ednalda Soares, receber o kit é uma oportunidade de pensar no meio ambiente. “Receber esse kit foi uma oportunidade de repensar pequenos gestos cotidianos para os quais muitas vezes não nos atentamos”, afirmou.

A Incubadora é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

 

Sair da versão mobile