Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Casal é intimado a depor sobre pó branco encontrado em calçadas da Zona Sul

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) convocou um casal estrangeiro para prestar depoimento nesta terça-feira (22), em relação à presença de um pó branco encontrado nas calçadas de bairros da Zona Sul, como Urca e Botafogo.

De acordo com o delegado titular da DPMA, Wellington Vieira, as imagens das câmeras de segurança capturaram o casal distribuindo o pó em uma das vias. A identificação visual do casal foi possível graças a uma testemunha.

A Polícia Civil informou que amostras do material foram coletadas na Avenida Portugal e na Rua Otavio Correa, na Urca. Embora as primeiras análises não tenham sido conclusivas, o resultado das demais ainda está pendente.

Além disso, os agentes da DPMA planejam entrevistar profissionais da Comlurb, que utilizam uma substância semelhante para combater ratos. Em uma nota, a companhia esclareceu que o raticida em pó que eles usam é especificamente desenvolvido para os hábitos dos ratos e tem coloração azul.

A investigação foi iniciada após denúncias de moradores dos bairros, que expressaram preocupações com o possível impacto negativo do pó em animais. Uma residente alertou: “Pessoas estão espalhando veneno nas ruas de vários bairros, ao lado dos canteiros. Se você tem um cachorro e vive na Zona Sul, tome cuidado com o seu animal de estimação.” Outra pessoa também compartilhou seu receio, dizendo: “Como não sabemos do que se trata, é mais seguro não permitir que nossos cães cheirem ou lambam esse pó.”

Entretanto, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (DMPDA) esclareceu que até o momento não recebeu informações oficiais sobre animais que teriam sido prejudicados pelo produto em questão.

Sair da versão mobile