Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Guarda-vidas salvam pescador e cachorro à deriva após barco virar

Foto: Divulgação

Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, atuaram na terça-feira, 22/08, no resgate de um pescador e de seu cachorro no mar na Orla de Itaipuaçu, na altura da Rua 70. Um casal de guarda-vidas estava no posto de salvamento quando Manoel Moura, pescador da região há mais de 40 anos, foi surpreendido por uma forte onda e caiu de seu barco na hora em que entrava no mar para trabalhar.

Foto: Divulgação

O homem ficou à deriva na água, mas o fiel “Feijão”, não teve a mesma sorte e virou com a embarcação, ficando submerso por alguns segundos.

“Foi no momento que o Manelzinho entrava no mar. Tudo aconteceu muito rápido. A gente viu aquela situação e saiu correndo. Graças a Deus, ele pulou, sabe nadar e estava bem fisicamente, ou poderia ter acontecido algo pior. Mas o cachorro virou junto com o barco. O Feijão está sempre com o Manelzinho e graças a Deus, também não se machucou”, conta Lorena Ismael, uma das guarda-vidas que participou do resgate.

De imediato os guarda-vidas correram para o local do incidente, localizaram o cachorro já sendo puxado pela corrente marítima para águas mais profundas, mas conseguiram retirá-lo a salvo. Em seguida, Lorena retornou e ajudou o pescador a atravessar a arrebentação.

O motor do barco e as redes ficaram numa posição perigosa próximo à praia e precisaram ser retirados.

“Enquanto a Lorena ajudava o Manelzinho, a gente ficou na contenção do barco, tentando de alguma forma tirá-lo da água. Apareceram várias pessoas para ajudar. Essa luta durou de 30 a 40 minutos, até que a gente conseguiu desvirar o barco e arrastá-lo, devagarzinho, com muita dificuldade. E conseguiu puxar o material, a rede, a âncora”, detalha Rafael Pereira, o outro guarda-vidas que participou do resgate.

Após o trabalho em equipe, ninguém se machucou. De prejuízo, só mesmo o material: além da perda de redes, um barco amassado e um motor quebrado.

Sair da versão mobile