Foto: Divulgação
Alunos da 9ª turma da Guarda Municipal de Maricá estão realizando desde a quarta-feira (23/08) um estágio operacional nas unidades de ensino da cidade. A ação tem duração de 15 dias e reúne 65 futuros agentes que já receberam capacitação no curso da Ronda Escolar. O grupo está reforçando a segurança dos pais, alunos e funcionários das escolas, nos quatro distritos: sede, Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu.
O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Integrado (Seop), Julio Cesar Veras, ressalta a importância de estreitar as relações entre os futuros agentes e a comunidade escolar.
“Nosso objetivo é fazer com que esse grande grupo, que está em formação da guarda municipal no estágio operacional, já tenha contato com as crianças da comunidade escolar, estreitando cada vez mais as nossas relações, desmistificando toda e qualquer imagem negativa que a segurança pública possa ter junto aos alunos, diretores, professores e pais”, destacou.
O secretário de Educação, Márcio Jardim, valorizou a parceria e aproximação com a Guarda Municipal.
“Educação e Segurança são direitos sociais. Esta parceria da Secretaria de Educação, das unidades escolares e da Guarda Municipal unem a comunidade escolar e sociedade maricaense no propósito de cumplicidade e cidadania participativa. A presença destes alunos, futuros guardas, fomenta um trabalho de coparticipação no cuidado com a escola, com a cidade e com o próximo”, ressaltou.
Ações preventivas nas escolas
Criado há 21 anos, o Grupamento de Ronda Escolar de Maricá realiza diversas ações preventivas de segurança nas unidades, além de zelar por seu entorno e participar de ações educativas, juntamente com o corpo docente e discente das unidades de ensino municipal.
Os agentes de segurança pública balizam suas ações em legislações específicas que tem como base os direitos e os deveres de cada cidadão. No caso da Ronda Escolar, entre as legislações que norteiam a atuação da equipe, estão o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.