19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáMICA premia curtas vencedores em grande noite de encerramento no Cine Henfil

    MICA premia curtas vencedores em grande noite de encerramento no Cine Henfil

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Foto: Elsson Campos

    O encerramento da Mostra de Inovação Cultural e Artística de Maricá (MICA), no domingo (27/08), foi de muita emoção e marcado pela premiação de três curtas-metragens vencedores. O evento é uma realização da Incubadora de Inovação Social em Cultura, um projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Brasil Social (IBS).

    Dos 15 curtas, foram escolhidos pelo júri técnico três obras, que levaram o Prêmio MICA: 3° lugar – “Menina Semente”, de Túlio Beat, de Pernambuco; 2° lugar – “Tataco”, de Igor Mattos, de Maricá; 1° lugar – “Anjos Cingidos”, de Laercio Ferreira Filho e Maria Tereza Azevedo, da Paraíba. Os curtas são produções independentes enviados por diretores de todo o Brasil.

    “Estar recebendo esse prêmio hoje com um documentário sobre a minha avó, que era uma pessoa tão popular, para mim é muito marcante”, disse Igor Mattos, produtor da obra que levou o Prêmio MICA, no segundo lugar pelo júri técnico. A obra também foi escolhida pelo júri popular, que chegou à marca de 304 votantes ao longo dos dois dias de exibição.

    Para o diretor de Inovação e Científica do ICTIM, Cláudio Gimenez, a MICA marca a consolidação da Incubadora de Inovação Social em Cultura e já deixa expectativa para a próxima edição.

    “Os grandes eventos e projetos são aqueles que chegam até a população. A MICA disse a que veio e agora as pessoas só querem saber quando será a próxima. Esse gostinho de quero mais é o que determina efetivamente o sucesso do evento”, disse Gimenez na cerimônia, representando o presidente da autarquia, Carlos Senna.

    Prêmio Tatiartes

    Em reconhecimento aos principais cidadãos maricaenses de expressividade no cenário cultural e artístico, a MICA instituiu o Prêmio Tatiartes. Na cerimônia de encerramento, o homenageado foi o artista plástico Di Branco, pois sua trajetória artística simboliza a paixão pelo ofício, pelas paisagens maricaenses e a história.

    Foto: Elsson Campos

    O nome dado à categoria e ao troféu é um tributo à memória da artista plástica Tatiana Castelo Branco, que encantou a muitos com sua arte. Também presente na solenidade, o secretário municipal de Cultura, Leandro Dasilva, comentou sobre o quanto se sentiu honrado por fazer parte desse momento.

    “Já tem nove anos que estou na cidade e a Secretaria está de portas abertas para todos os artistas, para toda a cidade. Estou muito feliz de participar desse momento, comemorando com vocês o sucesso da MICA”, ressaltou o secretário.

    Também prestigiaram o evento os secretários municipais de Economia Solidária, Andréa Cunha; e de Educação, Marcio Jardim; e a gerente-geral da Incubadora de Inovação Social em Cultura, Mariana Figueiredo.

    Rodadas de Pitching e atividade do Bloco Afro Ilê Aiyê

    Antes do encerramento, a programação contou com rodadas de pitching. Sob mediação de Antonio Molina e Mariana Neder, professores de Roteiro e Produção da Incubadora de Inovação Social em Cultura, a agenda trouxe ao centro do debate a importância do pitching para apresentação de um projeto de audiovisual.

    “É importante aprender a contar história para que seu projeto tenha musculatura”, ressaltou Molina.

    Na sequência, a programação apresentou o Encontro Comunidade de Reis & Rainhas – “Ojá Obá, Ojá Yabá”, realizado pelo Bloco Ilê Aiyê. Na ocasião, os representantes Edmilson das Neves e Daiana Ribeiro trouxeram reflexões sobre ancestralidade e tradições culturais africanas. Por fim, uma linda apresentação do Ilê Aiyê animou a todos presentes.

    Foto: Elsson Campos

    “Besouro Azul” foi exibido também no domingo

    O longa-metragem “Besouro Azul” foi exibido, mais uma vez no domingo, após a grande procura do dia anterior. A exibição, que fez parte da Mostra Universos Brilhantes, deu direito a refrigerante e pipoquinha para a plateia.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui