Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Chip em animais; Saiba mais

Animais de áreas rurais da cidade estão sendo chipados. Foto: Divulgação/reprodução

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, iniciou a implantação de chips nos equídeos do município, o que inclui cavalos, burros mulas e jumentos. A ação começou pelo bairro da Monsuaba, na Baia dos Amigos (próximo ao campo society).

Os chips têm como objetivo ordenar e monitorar o quantitativo de animais e evitar maus-tratos e abandono. Um problema recorrente em diversos bairros, principalmente, os de áreas rurais, é a circulação de equídeos supostamente sem dono. A chipagem dos animais é uma forma de se reduzir o problema, pois servirá para identificação de seus tutores. Em muitos dos casos, os animais são usados na produção enquanto têm vigor e, depois, descartados nas ruas.

– Nós fazemos aqui um apelo para que lembrem que o animal precisa ser tratado com carinho. Muitas vezes nós vemos que a pessoa pega o animal e o explora. Daí, quando esse animal está velho ou doente, a pessoa o descarta no espaço público, e a responsabilidade pelo animal passa a ser do serviço público. Isso é uma covardia com todos. Com o animal e com toda a sociedade. Através do chip, teremos um controle melhor dos equídeos e poderemos responsabilizar, conforme o caso, as pessoas que adquirem animais e os deixam soltos pela cidade – explica Wagner Junqueira, secretário municipal de Agricultura.

Além de Monsuaba, os bairros do Bracuí e Banqueta são dois dentre aqueles que mais sofrem com o problema. Mil e quinhentos chips foram adquiridos pela secretaria neste mês. O chip é aplicado na parte superior do pescoço do equídeo. Com a tecnologia, além da identificação dos responsáveis pelos animais, também será possível a formação de um cadastro organizado dos mesmos.

O secretário de Agricultura reforça que, juntamente com as ações constantes voltadas aos produtores e animais, como vacinação e chipagem, há sempre um trabalho de conscientização, em que os profissionais da pasta explicam sobre o trato adequado com os animais. Outra opção que os tutores têm é obter orientações junto à Superintendência de Bem-Estar Animal, do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar).

Lembrando que existe uma lei municipal de nº 3.771 de 30 de julho de 2018, que torna crime maus tratos a animais. Os de grande porte( cavalos e jumentos) que estiverem em espaços públicos serão recolhidos e seus donos multados.

Fonte: O DIA

Sair da versão mobile