Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Educação promove palestra sobre alimentação saudável para alunos do CEPT de Itaipuaçu

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, levou nesta quinta-feira (31/08), Dia do Nutricionista, uma série de atividades com informações nutricionais para alunos do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) de Itaipuaçu. A iniciativa, em parceria com a Universidade de Vassouras (Campus Maricá), reuniu estudantes de Nutrição do Passaporte Universitário que passavam instruções sobre alimentação saudável para os 2.200 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

De forma lúdica, os profissionais ensinaram aos jovens a importância da hidratação de forma correta e apresentaram os alimentos naturais (legumes e frutas), os minimamente processados (feijão e aveia), processados (sucos em garrafas, leite e pão embalado), ultraprocessados (pipoca e pão de queijo ensacado) e aqueles que contêm um alto nível de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio que devem ser evitados. A ação envolveu ainda o teste de aceitabilidade, oficina de culinária, caixa surpresa, tenda da rotulagem, exibição de filmes sobre o tema, teatro com fantoches e jogo da saúde com perguntas, respostas e charadas.

“Mostramos a importância das frutas, legumes e verduras para o desenvolvimento e crescimento do aluno e apresentamos os alimentos com rótulos, que às vezes a letra é tão pequena que não conseguimos ler. É um trabalho de educação nutricional e de conscientização”, afirmou a responsável técnica da Secretaria de Educação e nutricionista do programa Nacional de Alimentação Escolar, Lourice Soares Bittencourt.

Diretora adjunta do CEPT, Valéria Lopes Pereiras, falou sobre a importância da alimentação saudável ainda na infância. “Os nossos alunos estão em fase de formação, alguns na adolescência, e é importante que eles sigam um padrão, deixem de comer salgadinhos e tomem refrigerantes. A importância de saberem o que acontece com o corpo deles quando comem muito açúcar, quando se apropriam dos legumes e quando consomem só alimentos não saudáveis”, disse.

Coordenadora do curso de Nutrição da Universidade de Vassouras, Naiara Peixoto, salientou a colaboração do município. “Temos uma parceria com a Secretaria de Educação porque recebe um quantitativo grande dos nossos alunos. Hoje, no Dia do Nutricionista, resolvemos fazer essa ação em conjunto e conseguimos enaltecer o trabalho do nutricionista na educação alimentar e nutricional escolar que o município tem fortemente estabelecido”, pontuou.

Participando das atividades, Giovana Freire Gouveia, de 14 anos, aprovou a ação em sua escola. “É bom ter atividades como essas porque ensinam e influenciam as crianças e adolescentes a terem a consciência de se alimentar de forma mais saudável”, avaliou a aluna do 9º ano.

Sair da versão mobile