22.3 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta RioRio confirma dois novos casos da variante EG.5 na cidade

    Rio confirma dois novos casos da variante EG.5 na cidade

    Data:

    Últimas Notícias

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    Operação em Maricá resulta na apreensão de motos irregulares

    Uma operação integrada realizada nesta quarta-feira, 20, em Maricá,...

    A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-Rio) confirmou a detecção de dois novos casos da subvariante Ômicron EG.5 do vírus da COVID-19, também conhecida como Éris, na cidade do Rio de Janeiro.

    Os novos casos incluem uma paciente de 34 anos, do sexo feminino, e um bebê de um ano, do sexo masculino, ambos pertencentes à mesma família e que apresentaram sintomas a partir da segunda semana de agosto.

    Segundo a SES-Rio, ambos os pacientes mantêm um estado clínico estável. As amostras foram analisadas pelo Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

    Com essas confirmações, o número de casos da subvariante EG.5 na cidade aumenta para três. Na última quarta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Éris já estava em circulação, após o Laboratório de Vigilância Genômica da Fiocruz confirmar o primeiro caso de transmissão local. O paciente infectado, um homem de 46 anos sem histórico de viagens recentes, já havia sido vacinado e apresentou sintomas leves. Ele permaneceu em isolamento domiciliar e não tem mais sintomas.

    Esse caso ressaltou a recomendação da SMS para que todas as pessoas com mais de 12 anos recebam pelo menos uma dose da vacina bivalente, que mantém a proteção contra casos graves da variante Ômicron.

    Vale ressaltar que a cidade do Rio de Janeiro alcançou uma alta cobertura vacinal, atingindo 98% no esquema inicial de vacinação (primeira e segunda dose). No entanto, a proteção não é permanente, tornando essencial a aplicação da dose de reforço.

    As vacinas estão disponíveis em 237 unidades de Atenção Primária, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde, bem como no Super Centro Carioca de Vacinação, que funciona todos os dias, das 8h às 22h, e em postos extras espalhados pela cidade.

    A subvariante EG.5 foi confirmada no Brasil pelo Ministério da Saúde em 17 de agosto, com o primeiro caso sendo uma mulher de 71 anos residente em São Paulo. Até o momento, essa subvariante não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos em comparação com outras variantes.

    Além disso, a SMS realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação para atualização das cadernetas vacinais de crianças de zero a 14 anos neste sábado (02). Para isso, serão disponibilizados 600 pontos de imunização em unidades de saúde e postos extras em toda a cidade, das 8h às 17h. A campanha faz parte do Vacina, Rio, uma mobilização que visa estimular a imunização de cariocas de todas as idades em todas as regiões da cidade e vai até 15 de setembro em 238 salas de vacinação do município. Diversas vacinas estão disponíveis, incluindo a vacina contra a COVID-19 (bivalente).

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui