Foto: Elsson Campos
A oitava edição da Feira Literária Internacional de Maricá (FLIM) está programada para ocorrer entre os dias 19 de setembro e 1º de outubro, em Itaipuaçu. A edição de 2023 promete ser a maior já realizada, e a prefeitura confirmou nesta segunda-feira, 4 de setembro, a presença do cantor e compositor Gilberto Gil, que será homenageado no evento, agendado para o dia 22 de setembro na feira.
A FLIM de 2023 ocorrerá na Praça dos Gaviões, localizada na altura da Avenida Zumbi dos Palmares (anteriormente conhecida como Av. UM) e terá como tema central o multiculturalismo. Serão 13 dias de celebração da diversidade cultural brasileira, com a participação de renomados autores da língua portuguesa.
Vouchers
Além dos estudantes da rede municipal de ensino, professores da rede municipal, professores ativos e aposentados, alunos da rede pública estadual e do IFF, bem como estudantes beneficiários do Passaporte Universitário, também terão direito a vouchers. Estes últimos, no entanto, receberão um valor de R$100,00.
A FLIM reunirá outros ilustres nomes da literatura e cultura, incluindo o filósofo Leandro Karnal, Frei Betto, o compositor Nei Lopes, o ator e roteirista Hélio de La Peña, o jornalista Juca Kfouri, a renomada bailarina Ana Botafogo e escritores notáveis como Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antônio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz. Além dos convidados, 50 escritores da cidade de Maricá também participarão do evento. Durante a FLIM, haverá uma ampla programação que inclui palestras, debates e rodas de conversa, reunindo escritores, convidados, professores, filósofos e chefs para interagir com o público.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou a importância da festa literária retornar a Itaipuaçu após o sucesso da edição de 2022, agora com a presença de renomados escritores nacionais. Ele afirmou: “A feira representa a dimensão do que não podemos perder, que é a capacidade de educar estudantes com senso crítico, pois a única coisa que é imponderável é o poder transformador da educação na sociedade.
Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura contará com mais de 100 editoras e espaços especialmente dedicados a diversos públicos, abrangendo desde o infanto-juvenil até o público adulto. O Espaço Criança abrigará a Vila Pé de Maricá, em homenagem à árvore que dá nome ao município, e contará com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. O espaço Porão Cultural será reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abrigará 154 estandes para venda de livros, enquanto na Tenda Festart, haverá um amplo espaço com pufs para relaxamento. A Tenda Codemar + Recarregue-se servirá como um local equipado com redes, cadeiras de praia e tomadas, onde os visitantes poderão recarregar sua energia e seus dispositivos móveis.