Foto: Evelen Gouvêa
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inicia na próxima segunda-feira, dia 11/09, as inscrições para o terceiro ciclo do Avança Maricá, programa desenvolvido em parceria com o Sebrae com o objetivo capacitar empreendedores, micro e pequenas empresas, além de desenvolver e aprimorar competências para quem pretende abrir seu próprio empreendimento.
Dessa vez, há uma novidade: todos os beneficiários do Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT) terão prioridade na inscrição. Para todos os inscritos no PPT, o sistema fará automaticamente um cruzamento de dados. As capacitações contemplam 25 vagas para cada turma, e a seleção do candidato é por ordem de inscrição. Cada pessoa poderá se inscrever em até duas capacitações.
Lançado em setembro de 2022, o programa Avança Maricá vai oferecer, ao longo de dois anos, mais de 800 vagas em cursos e oficinas com o objetivo de capacitar micro e pequenos empresários. Resultado da parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Sebrae, firmada em 2018, a iniciativa soma investimentos de mais de um R$ 1 milhão de reais em capacitações voltadas para o setor produtivo, que vem sendo realizadas por especialistas do órgão.
As capacitações serão todas de modo presencial e os interessados podem se inscrever pelo site do programa: avanca.marica.rj.gov.br. As aulas acontecem na Casa 2030 (Rua Eugenia Modesto da Silva n° 102, no Centro).
Capacitações Avança Maricá
Oficina Como Elaborar um Plano de Negócio
Data: 26 e 27/09 – 17h às 21h
Essa oficina tem como objetivo orientar o Potencial Empresário na elaboração do plano de negócios, bem como na sua implementação, visando aumentar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento. Ela está dividida nos seguintes tópicos:
Encontro 1 – Estruturando um Plano de Negócios Descrição da Empresa Plano de Marketing Plano Operacional
Encontro 2 – Estruturando um Plano de Negócios Plano Financeiro Sumário Executivo.
Gestão Financeira intermediária
Data: 02 a 06/10 – 17h às 21h
Capacita o empresário para controlar o dinheiro da sua empresa, fazer seu fluxo de caixa, planejar seus gastos e investir com qualidade. Além disso, o participante irá conhecer ferramentas para ajudar a tornar essas tarefas o mais simples possível.
Oficina de Marketing Digital
Data: 10/10 – 17h às 21h
Aborda o uso das ferramentas de Marketing Digital que podem ser empregadas na empresa, incluindo o desenvolvimento de ferramentas e estratégias para uma presença digital efetiva. Máximo de 20 participantes por turma.
Oficina Pratique Preço de Venda
Data: 17 e 18/10 – 17h às 21h
Conhecer e aplicar metodologias para cálculo dos custos e dos preços de vendas habilitando os participantes a agirem com segurança, rapidez e precisão nos seus processos de negociação de compra e de venda. O empresário vai aprender: métodos para cálculo dos custos e preços de vendas; a realizar simulações para exercitar a tomada de decisão no planejamento de vendas; como utilizar essas estratégias em suas negociações.
Como Administrar uma Pequena Empresa
Data: 23 a 27/10 – 17h às 21h
O curso irá orientar os participantes para que façam uma análise profunda da situação real em que sua empresa se encontra, e da necessidade de implantar ferramentas apropriadas de gestão dirigidas a cada subsistema empresarial, visando o alcance de uma situação desejada e necessária para a profissionalização de sua organização.
Planejamento Estratégico
Data: 06 a 09/11 – 17h às 21h
Fornecer informações e orientações que possibilitem aos participantes planejar seu negócio a partir de estratégias que estejam em consonância com os objetivos e metas da empresa, bem como com as necessidades e oportunidades do mercado, de forma a obter os melhores resultados.
Oficina Como Elaborar um Plano de Negócio
Data: 13 e 14/11 – 17h às 21h
Essa oficina tem como objetivo orientar o Potencial Empresário na elaboração do plano de negócios, bem como na sua implementação, visando aumentar as possibilidades de sucesso do seu empreendimento. Ela está dividida nos seguintes tópicos: Encontro 1 – Estruturando um Plano de Negócios Descrição da Empresa Plano de Marketing Plano Operacional – Encontro 2 – Estruturando um Plano de Negócios Plano Financeiro Sumário Executivo.