Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Prefeitura entrega nova Unidade de Saúde da Família em Ponta Negra

Fotos de Evelen Gouvêa
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (05/09) a Unidade de Saúde da Família (USF) Pedro Guilherme Costa Massa, que fica ao lado Ponte Senador Paulo Duque, na Estrada Um. A nova estrutura substituia antiga USF do bairro, que se tornará uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade é totalmente equipada para oferecer cuidados qualificados aos mais de 10 mil usuários cadastrados, incluindo quatro consultórios e duas salas de saúde bucal, dobrando a capacidade de atendimento à população.
 

Além disso, o espaço conta com área de acolhimento, farmácia, banheiros e salas diversas, como de procedimento, vacina, curativo, administrativa, reunião, dos agentes comunitários de saúde e das equipes. O nome da USF homenageia o filho da ex-secretária de Saúde, Simone Costa, que cresceu em Ponta Negra e participou diariamente do cotidiano do bairro, onde a mãe atuou como médica entre 1996 e 2017. O rapaz, lembrado por sua personalidade conciliadora e o cuidado ao próximo, representa o objetivo da nova unidade.

O prefeito Fabiano Horta destacou o simbolismo da entrega da nova unidade, unindo dedicação e qualidade no cuidado aos maricaenses.

“Essa inauguração é um marco para Ponta Negra e mostra o sentido de conseguir ver a vida no lugar do encontro, do amor e do cuidado. Construímos essa unidade para o benefício coletivo, semeando vida e evitando o adoecimento com mais infraestrutura e capacidade de atendimento, o que reafirma o papel do SUS. Era um passivo histórico que essa região tinha, e vamos ampliar as equipes atuando aqui. Além disso, esse lugar carrega uma homenagem concreta ao Pedro, que simboliza o desejo pela vida e representa esse senso da positividade e do acolhimento, mostrando o quanto esse equipamento é importante para o cuidado dos moradores”, afirmou ele.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, destacou o papel fundamental da nova unidade para o bem-estar da população de Ponta Negra.

“Muito feliz de receber tantas pessoas para a entrega de uma unidade de saúde que vai iniciar a reestruturação da rede de saúde em Ponta Negra. Em Ponta Negra, o número de usuários dobrou, por isso substituímos a unidade anterior por essa, que tem os espaços necessários para a Atenção Primária, que abrange diversas ações e amplia com qualidade o acesso às ações de saúde da família. Também teremos mais espaços para procedimentos diversos, como curativos, que eram difíceis no outro prédio. Esse é o primeiro passo e o próximo é reestruturar o espaço da antiga unidade para trazer a base descentralizada do SAMU, além de estarmos em construção processual da futura Unidade de Pronto Atendimento Municipal em uma área próxima”, garantiu.

“Por Pedro, vamos lutar por todas as vidas”, diz ex-secretária e mãe

A emoção tomou conta do evento quando a ex-secretária Simone Costa iniciou sua fala. Mãe do homenageado Pedro Guilherme, falecido no início do ano, ela ressaltou a importância da homenagem e da nova unidade para a região, depois de ler uma carta escrita por amigos de seu filho, que foi atropelado por uma estudante de Medicina em Búzios, na Região dos Lagos.

“Pedro era uma pessoa que odiava negatividade e conflitos, tendo orgulho e gratidão por onde passava, algo marcado nessa unidade. Ele me ensinou a ser forte e que é preciso ter gratidão, como ele tinha. Temos também que olhar para o nosso passado, mas pensando também no futuro com a nova USF, melhorando o acesso à atenção primária e evitando o adoecimento, com uma equipe que promove saúde com qualidade. Ter aqui o nome do meu filho é renovar esse orgulho e o entusiasmo que ele tinha e exalava. Por Pedro, vamos lutar por todas as vidas”, concluiu.

Em seguida, a secretária Solange Oliveira, e a primeira-dama de Maricá, Rosana Horta, entregaram homenagens aos familiares e amigos de Pedro Guilherme. Simone Costa, também recebeu uma honraria pelo seu empenho e dedicação à frente da pasta, principalmente durante a pandemia da Covid-19. O médico Cid Magidolli, que atua há mais de 30 anos na USF Ponta Negra, também recitou uma poesia para celebrar a inauguração da nova unidade.

 

Sair da versão mobile