19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioInternacionalVídeo mostra momento em que brasileiro foge da prisão nos EUA

    Vídeo mostra momento em que brasileiro foge da prisão nos EUA

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Imagens mostram fuga de brasileiro de prisão nos EUA — Foto: Reprodução

    O brasileiro Danilo Cavalcante escapou da prisão de Chester County com a mesma tática usada por outro detento em meados de maio, confirmaram autoridades locais durante coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira. Um vídeo divulgado, nesta quarta-feira, mostra o momento em que o detento escala a parede e deixa a unidade prisional, em 31 de agosto. Desde então, uma força-tarefa tenta recapturar o fugitivo, enquanto os moradores da região se trancam em casa com medo do homem descrito como “extremamente perigoso”.

    No vídeo é possível ver um detento sem camisa, em primeiro plano. Do lado esquerdo, em um corredor, aparece o brasileiro, de 34 anos. Ele caminha até o fundo e inicia sua técnica para escalar a parede. Cavalcante coloca as mãos na parede da frente e os pés na parede atrás. Dessa forma, ele consegue subir até desaparecer do campo de visão da câmera.

    No momento da fuga do brasileiro, um jogo de basquete entre os detentos acontecia naquele mesmo pátio.

    Na avaliação das autoridades, a fuga do brasileiro foi inspirada em outra, ocorrida em maio deste ano. A tática usada por Cavalcante foi a mesma do detento Igor Bolte: o criminoso escalou até o telhado de um dos prédios a partir de um dos pátios usados pelos detentos para exercícios. Tanto o brasileiro quanto o americano correram pelo telhado e desceram em uma área menos protegida do presídio, de onde conseguiram escapar.

    Diferentemente do brasileiro, Bolt foi preso poucas minutos após sua fuga. Isso se deu, segundo a polícia local, pois o segurança posicionado na torre de vigilância que cuida da área avistou e alertou os colegas sobre a ação. O mesmo não se deu no caso de Cavalcante, e ninguém foi avisado de sua fuga enquanto ela ocorria. O motivo para tanto é um dos alvos das investigações do caso.

    Após a fuga de Bolte, arame farpado foi colocado na área usada pelo fugitivo para escalar o prédio. O obstáculo, contudo, não impediu o brasileiro. De acordo com as autoridades, novas medidas de segurança serão tomadas.

    — A fuga de Igor Bolte permitiu o prisioneiro (Cavalcante) a identificar as fragilidades do pátio externo — disse Howard Holland, diretor da prisão de Chester County.

    Condenado à prisão perpétua pelo assassinato da ex-namorada, em 2021, Danilo fugiu do Presídio de Chester County, na Pensilvânia, pouco mais de uma semana após receber a sentença.

    As buscas pelo brasileiro entraram no sétimo dia nesta quarta-feira. Em entrevista à rede CNN, o vice-marechal do U.S. Marshals Service, Robert Clark, afirmou que os investigadores pretendem manter Danilo em movimento e forçá-lo a “cometer erros”.

    — Este é um jogo perigoso de pique-esconde tático. Planejamos estressá-lo. Planejamos movê-lo. Planejamos que ele cometa erros. Ele já cometeu. Apareceu na frente de câmeras duas vezes — explica Clark.

    Por que polícia dos EUA aumentou perímetro de buscas por brasileiro foragido?

    Por causa da caçada, as autoridades decidiram manter as escolas do distrito de Kennett fechadas nesta terça-feira e reforçaram a recompensa de US$ 10 mil por informações que levem ao paradeiro do brasileiro. Em entrevista coletiva, nesta terça, acompanhada pelo GLOBO via redes sociais, George Bivens, vice-comissário de operações da Polícia Estadual da Pensilvânia, disse que agentes do FBI e de serviços de fronteira foram acionados para auxiliar nas buscas.

    — Muitas pessoas têm propriedades com largos quintais, muitos acres, o que representa um desafio adicional, porque essas áreas são oportunidades de [ele] se esconder. Pedimos que os moradores verifiquem as câmeras de segurança de suas casas e que os residentes da área estendida fiquem em alerta e nos avisem sobre qualquer suspeita — disse Bivens. — Vamos manter a pressão. Ele é mau e precisa ser detido, e nós estamos determinados a capturá-lo.

    Por que brasileiro foragido nos EUA foi preso?

    Em agosto, Cavalcante foi condenado à prisão perpétua após matar sua ex-namorada, a maranhense Débora Brandão, a facadas, em 2021. O agente contou que Danilo foi visto com duas bolsas, que ele teria furtado durante a fuga, além de roupas e alimentos.

    — Estamos fazendo ele se mover, o que é bom. Não temos informação de que ele passou por um treinamento especial de sobrevivência. Ele está desesperado, não quer ser pego. Claro que esperávamos já tê-lo encontrado, mas ele não teve muito tempo para percorrer uma longa distância — afirmou Bivens. — Não estamos pedindo que as pessoas fiquem prisioneiras em suas casas, mas que ajam com cautela. Se a minha casa fosse nessa região, eu manteria portas e janelas trancadas.

    Qual é a estratégia utilizada pela polícia dos EUA para convencer brasileiro a se entregar?

    A polícia da Pensilvânia adotou, nesta segunda-feira, uma nova tática para tentar convencer o brasileiro a se entregar. Viaturas e helicópteros das autoridades policiais estão tocando um áudio da mãe de Cavalcante, no qual a mulher pede, em português, para que o filho desista da fuga e se renda.

    — Desesperado como ele deve estar, talvez ele mude de ideia ao ouvir sua mãe lhe dizendo para se render, que sua família se preocupa com ele. Talvez seja isso que o coloque no limite, onde podemos conseguir uma rendição pacífica — destacou o agente Robert Clark, que também atua nas buscas.

    O que consta nos áudios da mãe de brasileiro foragido?

    De acordo com a CNN, o conteúdo da mensagem não foi detalhado pelas autoridades. Segundo Clark, no áudio a mãe de Cavalcante diz que “a família dele o ama e que ela deseja que ele se renda”.

    Apesar do auxílio da mãe de Danilo Cavalcante, as autoridades afirmaram, na sexta-feira, que a possibilidade do brasileiro estar recebendo apoio de familiares na fuga também foi levantada. Segundo a promotora Deb Ryan, após o assassinato de Débora Brandão, familiares tentaram ajudar Cavalcante.

    — Ele a esfaqueou fatalmente 38 vezes, em plena luz do dia, na frente de seus filhos de 4 e 7 anos. Depois, escapou e foi ajudado por familiares e amigos. A Polícia do Estado da Virgínia conseguiu prendê-lo mais tarde, no mesmo dia. Os detetives do condado de Chester conseguiram rastreá-lo e recuperaram a arma do crime — explicou Ryan ao canal de televisão CBS.

    Fonte: EXTRA

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui