Avenida Niemeyer chegou a ficar totalmente interditada para manutenção. Foto: Reprodução/Redes sociais
A Avenida Niemeyer foi totalmente liberada ao tráfego, na manhã deste domingo (10), após a retirada de um pedaço de pedra que se desprendeu da parte lateral inferior da rocha, neste sábado (9). A via, uma das mais importantes da cidade e que liga os bairros do Leblon e São Conrado, na Zona Sul do Rio, chegou a ficar interditada nos dois sentidos, na altura da Chácara do Céu, para manutenção, e depois passou a operar no sistema “pare e siga”.
AVENIDA NIEMEYER TOTALMENTE LIBERADA após a retirada de um pedaço de pedra que se desprendeu de uma parte lateral inferior da rocha, na noite deste sábado (09).
O trânsito chegou a funcionar em esquema 'pare e siga', mas já está totalmente liberado ao trânsito.#zonasul pic.twitter.com/5mPAC2rY2T
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) September 10, 2023
A Fundação Instituto Geotécnica (Geo-Rio) foi acionada e descartou o risco para motoristas e pedestres. Com apoio da Comlurb e da Rioluz, a via foi totalmente liberada. Em nota, o Centro de Operações Rio (COR) informou que, ao longo dos últimos anos, a Avenida Niemeyer recebeu investimentos de aproximadamente R$18 milhões em dez obras de contenção de sua encosta. No local, passam cerca de 30 mil veículos diariamente.
A Avenida Niemeyer passou por uma obra de reconstrução da encosta, entre os meses de abril de 2022 e 2023, após deslizamentos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. Por conta do mesmo problema, em maio de 2019, a via ficou totalmente interditada e só foi reaberta em março de 2020. Desde então, o local passou por uma série de intervenções, como drenagens, instalação e manutenção de contenções, e demolição de casas em situação de risco.
Além da avenida, em junho deste ano, foram retomadas as obras de reconstrução do trecho da Ciclovia Tim Maia, que desabou após o deslizamento de terra na via, que ocorreu em 2019. Uma empresa também foi contratada para fazer manutenção permanente no trecho entre São Conrado e o Vidigal. A estrutura, que liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Leblon, foi totalmente interditada após uma série de desmoronamentos, que começaram ainda em 2016 e provocaram as mortes de duas pessoas.
Fonte: O Dia.