20.8 C
Maricá
quarta-feira, outubro 30, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSecretaria de Cultura apresenta Mostra LC Barreto, 60 anos Filmando o Brasil

    Secretaria de Cultura apresenta Mostra LC Barreto, 60 anos Filmando o Brasil

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...
    Foto: Elsson Campos

    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura, preparou uma programação especial no Cine Henfil para este fim de semana, de 15 a 17 de setembro, com a “Mostra Luiz Carlos Barreto, 60 anos filmando o Brasil”. Haverá ainda sessões infantis com a apresentações de dois longa-metragens: “Historietas Assombradas” e “Gabi Estrella”. Os ingressos são gratuitos e distribuídos na bilheteria antes do início dos filmes.

    Nesta sexta-feira (15/09), às 19h, será exibido o filme O Quatrilho, comédia romântica com direção de Fábio Barreto. No sábado (16/09), será a vez de do longa-metragem ‘Gaby Estrella’, dirigido por Claudio Boecke, às 15h, seguido de “Lula, Filho do Brasil”, às 17h, finalizando a noite com “O que é isso, companheiro?”, às 19h. Já no domingo (17/09), o filme “Historietas Assombradas” abre as sessões às 15h; Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto começará às 17h; Bossa Nova, dirigido por Bruno Barreto, encerra a programação às 19h.

    Quem é Luiz Carlos Barreto
    Luiz Carlos Barreto Borges é um fotógrafo e diretor de cinema brasileiro. Barretão, como é conhecido, começou no cinema em 1961, como co-autor do roteiro e co-produtor do filme Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias. Essa película obteve um enorme sucesso, tanto no Brasil, como no exterior. A partir de então começou uma série de grande produções cinematográficas, divididas com uma importante atividade política e cultural. Luiz Carlos Barreto é um dos homens chave do chamado Cinema Novo, revolucionou o Cinema latino Americano.
    Como diretor de fotografia em cinema é autor das concepções fotográficas de Vidas Secas e Terra em Transe, que revolucionaram o estilo fotográfico dos filmes brasileiros.

    Serviço
    Cinema Público Municipal Henfil –
    Endereço: Rua Alferes Gomes, 390 – Centro de Maricá
    Entrada gratuita

    Confira a programação:

    Sexta-feira (15/09)
    19h – O Quatrilho

    Sábado (16/09)
    15h – Gaby Estrella
    17h – Lula, Filho do Brasil
    19h – O que é isso, companheiro?

    Domingo (17/09)
    15h – Historietas Assombradas
    17h – Flores Raras
    19h – Bossa Nova

    Sinopses:

    Gaby Estrella – Depois do grande sucesso no mundo da música, a adolescente Gaby Estrella (Maitê Padilha) começa a sofrer com a concorrência de um novo ídolo teen, Natasha (Luisa Prochet). Para voltar às paradas de sucesso, ela precisa reencontrar suas origens, na cidade do interior Vale Mirim.

    Lula, Filho do Brasil – 1945, sertão de Pernambuco. Menos de um mês após Aristides (Milhem Cortaz) partir para São Paulo com uma mulher bem mais nova, dona Lindu (Glória Pires) dá a luz ao seu sétimo filho: Luiz Inácio da Silva, que logo ganha o apelido de Lula. Sem ter a quem recorrer, Lindu cuida da família sozinha. Três anos depois Aristides retorna, acompanhado de Sebastiana, sua filha. Uma semana depois ele parte mais uma vez, deixando o bebê e levando consigo Jaime (Maicon Gouveia), o segundo filho mais velho. Durante a seca de 1952 a família recebe uma carta de Aristides, chamando-a para viver com ele em São Paulo. Lindu vende tudo o que tem e viaja para São Paulo, junto com os filhos. Ao chegar descobre que a carta era falsa. Quem a escreveu foi Jaime, que já não aguentava mais os maus tratos do pai. A família passa a viver em Santos, onde Aristides vivia com outra mulher e trabalhava como estivador. Vivendo em condições precárias, a família ainda precisa lidar com a crescente violência de Aristides.

    O Quatrilho – Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa (Patricia Pillar) de um (Alexandre Paternost) se interesse pelo marido (Bruno Campos) da outra (Glória Pires), sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isto desprovida de romance.

    O que é isso, companheiro? – O jornalista Fernando (Pedro Cardoso) e seu amigo César (Selton Mello) abraçam a luta armada contra a ditadura militar no final da década de 60. Os dois alistam num grupo guerrilheiro de esquerda. Em uma das ações do grupo militante, César é ferido e capturado pelos militares. Fernando então planeja o sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick (Alan Arkin), para negociar a liberdade de César e de outros companheiros presos.

    Flores Raras – 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha

    Bossa Nova – Mary Ann Simpson (Amy Irving) uma ex-aeromoça, americana e viúva, que mora no Rio de Janeiro desde que seu marido faleceu, trabalhando como professora num curso de inglês. Em seu trabalho ela lida com vários alunos, como o craque de futebol do Flamengo e da Seleção Brasileira Acácio (Alexandre Borges) e o advogado Pedro Paulo (Antônio Fagundes), ambos apaixonados por ela. Começa então uma ciranda amorosa entre os personagens, agitada por diversos equívocos culturais e linguísticos.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui