Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Colaboradores do Projeto Lagoa Viva participam de treinamento sobre microbiologia e biologia

Foto: Leonardo Fonseca

A equipe do Projeto Lagoa Viva está participando de um treinamento de aperfeiçoamento sobre microbiologia e biologia molecular. As aulas começaram nesta quarta-feira (13/09), no Biocentro, e têm previsão de acontecer semanalmente, até janeiro de 2024.

O curso é voltado para quem trabalha diretamente ou indiretamente nos programas do Lagoa Viva, incluindo os colaboradores da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Biotec (subsidiária da Codemar) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

“O objetivo principal é trazer noções de microbiologia e biologia molecular, que são dois temas bem importantes para as diversas atividades envolvidas no Projeto Lagoa Viva, vinculados aos tipos de micro-organismo que são aplicados dentro da lagoa e todas as ações que temos desenvolvido, seja na Biofábrica, no Biocentro, no Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar) ou outros lugares”, explicou o coordenador científico do Lagoa Viva, Khauê Vieira.

Apresentação do Curso

A aula inaugural foi ministrada pelo professor Eduardo Kennedy, bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

No cronograma do treinamento estão previstas, ainda, aulas sobre biossegurança, citologia e morfologia bacteriana, metabolismo bacteriano, técnicas de semeadura e provas bioquímicas, ciclos biogeoquímicos, micro-organismo do ambiente, microbiologia de água e biorremediação.

Sair da versão mobile