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    Defesa Civil realiza primeira edição itinerante

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    A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta quinta-feira (14/09) a primeira ação do programa Defesa Civil Itinerante, que acontece no estacionamento do Shopping Boulevard, no Centro. A iniciativa tem como objetivo levar para população informações sobre prevenção de riscos em caso de desastres naturais, construção em área de perigo geológico e hidrológico, descarte correto de lixo, queimadas, além de abordar o sistema de alerta com sirenes.

    A ação, do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), ainda contou com cadastramento, realizado por técnicos da Defesa Civil, para que a população possa se voluntariar em casos de riscos, além de orientações para recebimentos de mensagens de texto da Defesa Civil com informações sobre as condições climáticas da cidade.
    O agente de Defesa Civil, Ruy Cosme, falou sobre a importância da ação de conscientização que será realizada nos quatro distritos da cidade.

    “A primeira edição do programa está sendo realizada aqui no Centro, pois temos uma maior concentração de pessoas passando durante o dia e podemos levar as informações a todos eles. Orientamos a população sobre como deve agir em situações de emergência e falamos ainda sobre a importância do cuidado com possíveis deslizamentos e desabamentos. Este trabalho vai ao encontro dos desenvolvidos pela Defesa Civil onde conscientizamos a população na prática da resiliência” explicou Cosme.

    População tira dúvidas

    Moradora do Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, a recicladora Ana Valéria França, aprovou a ação e se cadastrou como voluntária.

    “Eu acho excelente esse tipo de explicação, pois as chuvas estão vindo. Não é à toa essa preocupação aqui da cidade. Me cadastrei como voluntária para poder ajudar em caso de algum desastre natural, acredito que todos precisamos ajudar”, contou.

    O funcionário público, Everson Oliveira, contou que entendeu sobre o funcionamento das sirenes na cidade.

    “Foi uma ótima oportunidade que tive Para entender melhor como funciona o acionamento das sirenes, por exemplo. Eu já tinha visto alguns pontos, mas não sabia como funcionava. Agora já sei que esse som avisa que toda aquela área do município está em estado de alerta. Não vou ser pego de surpresa”, explicou.

    Material Informativo

    Os agentes do órgão distribuíram folhetos sobre prevenção de incêndios, riscos de desastres naturais e formas de reduzir os riscos de movimentos de massa e inundações. O material contém ainda informações úteis, entre elas, como fazer pedidos de vistoria pelos telefones 199, 2637-1999 e (21) 97000-5782, além do whatsapp do Nupdec (21) 96480-0545 e (21) 97064-8044 como se cadastrar no serviço de alerta de chuvas e ventos fortes, via SMS da Defesa Civil. Para isso, o morador deve enviar o CEP de sua residência para o número 40199, por mensagem de texto.

     

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