22.8 C
Maricá
quarta-feira, novembro 6, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáSectran divulga balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2023

    Sectran divulga balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2023

    Data:

    Últimas Notícias

    Menina de 11 anos é vítima de abuso após encontro com adolescente

    Na última segunda-feira (4), um caso de abuso envolvendo...

    Evandro Teixeira, ícone do fotojornalismo, morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

    Evandro Teixeira, reconhecido como um dos maiores fotojornalista brasileiro,...

    Publicações gratuitas, acessíveis e de alta qualidade oferecidas durante a FLIM, em Maricá

    Testemunhas de Jeová oferecem publicações baseadas na Bíblia a...

    Foto: Evelen Gouvêa

    Durante o primeiro semestre de 2023, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária atuou para conscientizar moradores e visitantes de todas as idades sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As equipes também realizaram as sinalizações horizontal e vertical de diversas vias, a implantação do sistema viário binário e a criação de vagas de estacionamento para dar fluidez ao trânsito em todos os bairros da cidade.

    Secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção disse que o primeiro semestre do ano foi de muito trabalho e que em breve haverá muitas novidades.

    “Nesse primeiro semestre, nós atuamos em várias frentes. Na parte educativa, tivemos ações nas escolas para as crianças, nas universidades, praças e eventos, sempre visando conscientizar a população de maneira geral. Fizemos blitz educativas e toda parte de ordenamento para dar fluidez ao trânsito. Aderimos ao sentido único para demarcar vagas e reduzir a quantidade de cruzamentos para promover mais segurança para a população”, explica o secretário Marcinho da Construção.

    Segundo ele, muitos semáforos novos foram instalados. “A gente está modernizando toda a parte semafórica. Isso é um ponto muito positivo para nós. Além disso, com as sinalizações horizontal e vertical, a gente deixa a cidade ainda mais ordenada, oferecendo segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres”, frisa Marcinho.

    Setor de Engenharia Viária

    Entre as ações realizadas durante o período pelo setor de Engenharia Viária estão a sinalização do Parque Linear; a implantação de 9 km de ciclofaixa na Orla de Itaipuaçu; a criação de uma via expressa na rotatória da Mumbuca, no Centro; a colocação de gradil no entorno do Shopping Boulevard; a implementação do sistema viário binário em Itaipuaçu e Inoã com intuito de extinguir o número de acidentes, ordenar e dar mobilidade à cidade, além de criar mais vagas de estacionamento e integrar a malha cicloviária, contribuindo para o melhor uso do espaço da via e a diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.

    Também houve ainda o projeto de alargamento da Avenida Roberto Silveira, no Flamengo; um estudo de modificação no Centro; a sinalização viária em escolas municipais; a implantação de malha cicloviária interligando os bairros; a implantação do Parque Semafórico da cidade; a realização de projetos de sinalização na Estrada dos Cajueiros em Itaipuaçu, no Manu Manuela em São José do Imbassaí (aguardando a execução) e nas regiões centrais de Inoã e Bambuí; além da criação de vagas no entorno do Estádio Municipal João Saldanha para os dias de jogos e de vagas de carga e descarga no Centro, em Inoã e Itaipuaçu.

    Setor Operacional

    Profissionais do setor operacional estiveram empenhados no apoio a inúmeras obras e eventos, em fiscalizações, no controle e no ordenamento do trânsito e no apoio emergencial em enchentes.

    Recepção e Protocolo

    A Sectran deu entrada em 2.670 processos referentes a recursos de penalidade e 1.180 processos de troca de real infrator. Além disso, emitiu 7.185 credenciais de autorização para estacionamento de idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.

    Educação para o Trânsito

    Empenhada em conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança de todos (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carro, ônibus e caminhão), a equipe de Educação para o Trânsito se dedicou na elaboração de campanhas, como o “Café na faixa”, que buscou mobilizar moradores e turistas sobre a importância da travessia segura e o respeito a semáforos, pedestres e condutores em quatro bairros da cidade: Itaipuaçu, Centro, Inoã e Ponta Negra. Cerca de 3 mil pessoas participaram da iniciativa.

    Blitzes Educativas e uma ação lúdica com a participação dos personagens “anjo da vida” e “a morte” chamou a atenção dos condutores sobre o uso indevido do celular, a falta dos itens de segurança, o não uso da faixa de pedestre e do cinto de segurança, o transporte adequado das crianças, o uso da viseira do capacete de motocicleta, entre outros temas, buscando reduzir o número de mortos e feridos no trânsito.

    Nem os motoristas que trabalham nas secretarias e autarquias da Prefeitura de Maricá ficaram de fora. Todos os motoristas da frota municipal receberam capacitação.

    Nas escolas do município, durante o “Maio Amarelo”, foram realizadas atividades com os “Amigos do Trânsito” (personagens brancos e negros que representavam um guarda, semáforo, orientador de trânsito, aluno e uma pessoa autista), alcançando mais de duas mil crianças. Para alunos dos anos finais de escolas do município e faculdades foram realizadas palestras e ações educativas.

    Durante os principais eventos da cidade, a van “Sectran na Rua” esteve presente e ajudou na realização de mais ações educativas com abordagem, orientação sobre o uso em conjunto de bebida e direção, o uso dos equipamentos de segurança e a distribuição de souvenirs. A população foi ouvida e orientada sobre as atribuições da Secretaria de Trânsito.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui