Foto: Evelen Gouvêa
Durante o primeiro semestre de 2023, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária atuou para conscientizar moradores e visitantes de todas as idades sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As equipes também realizaram as sinalizações horizontal e vertical de diversas vias, a implantação do sistema viário binário e a criação de vagas de estacionamento para dar fluidez ao trânsito em todos os bairros da cidade.
Secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção disse que o primeiro semestre do ano foi de muito trabalho e que em breve haverá muitas novidades.
“Nesse primeiro semestre, nós atuamos em várias frentes. Na parte educativa, tivemos ações nas escolas para as crianças, nas universidades, praças e eventos, sempre visando conscientizar a população de maneira geral. Fizemos blitz educativas e toda parte de ordenamento para dar fluidez ao trânsito. Aderimos ao sentido único para demarcar vagas e reduzir a quantidade de cruzamentos para promover mais segurança para a população”, explica o secretário Marcinho da Construção.
Segundo ele, muitos semáforos novos foram instalados. “A gente está modernizando toda a parte semafórica. Isso é um ponto muito positivo para nós. Além disso, com as sinalizações horizontal e vertical, a gente deixa a cidade ainda mais ordenada, oferecendo segurança tanto para os motoristas quanto para os pedestres”, frisa Marcinho.
Setor de Engenharia Viária
Entre as ações realizadas durante o período pelo setor de Engenharia Viária estão a sinalização do Parque Linear; a implantação de 9 km de ciclofaixa na Orla de Itaipuaçu; a criação de uma via expressa na rotatória da Mumbuca, no Centro; a colocação de gradil no entorno do Shopping Boulevard; a implementação do sistema viário binário em Itaipuaçu e Inoã com intuito de extinguir o número de acidentes, ordenar e dar mobilidade à cidade, além de criar mais vagas de estacionamento e integrar a malha cicloviária, contribuindo para o melhor uso do espaço da via e a diminuição de conflitos entre veículos, pedestres e ciclistas.
Também houve ainda o projeto de alargamento da Avenida Roberto Silveira, no Flamengo; um estudo de modificação no Centro; a sinalização viária em escolas municipais; a implantação de malha cicloviária interligando os bairros; a implantação do Parque Semafórico da cidade; a realização de projetos de sinalização na Estrada dos Cajueiros em Itaipuaçu, no Manu Manuela em São José do Imbassaí (aguardando a execução) e nas regiões centrais de Inoã e Bambuí; além da criação de vagas no entorno do Estádio Municipal João Saldanha para os dias de jogos e de vagas de carga e descarga no Centro, em Inoã e Itaipuaçu.
Setor Operacional
Profissionais do setor operacional estiveram empenhados no apoio a inúmeras obras e eventos, em fiscalizações, no controle e no ordenamento do trânsito e no apoio emergencial em enchentes.
Recepção e Protocolo
A Sectran deu entrada em 2.670 processos referentes a recursos de penalidade e 1.180 processos de troca de real infrator. Além disso, emitiu 7.185 credenciais de autorização para estacionamento de idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.
Educação para o Trânsito
Empenhada em conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a segurança de todos (pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas de carro, ônibus e caminhão), a equipe de Educação para o Trânsito se dedicou na elaboração de campanhas, como o “Café na faixa”, que buscou mobilizar moradores e turistas sobre a importância da travessia segura e o respeito a semáforos, pedestres e condutores em quatro bairros da cidade: Itaipuaçu, Centro, Inoã e Ponta Negra. Cerca de 3 mil pessoas participaram da iniciativa.
Blitzes Educativas e uma ação lúdica com a participação dos personagens “anjo da vida” e “a morte” chamou a atenção dos condutores sobre o uso indevido do celular, a falta dos itens de segurança, o não uso da faixa de pedestre e do cinto de segurança, o transporte adequado das crianças, o uso da viseira do capacete de motocicleta, entre outros temas, buscando reduzir o número de mortos e feridos no trânsito.
Nem os motoristas que trabalham nas secretarias e autarquias da Prefeitura de Maricá ficaram de fora. Todos os motoristas da frota municipal receberam capacitação.
Nas escolas do município, durante o “Maio Amarelo”, foram realizadas atividades com os “Amigos do Trânsito” (personagens brancos e negros que representavam um guarda, semáforo, orientador de trânsito, aluno e uma pessoa autista), alcançando mais de duas mil crianças. Para alunos dos anos finais de escolas do município e faculdades foram realizadas palestras e ações educativas.
Durante os principais eventos da cidade, a van “Sectran na Rua” esteve presente e ajudou na realização de mais ações educativas com abordagem, orientação sobre o uso em conjunto de bebida e direção, o uso dos equipamentos de segurança e a distribuição de souvenirs. A população foi ouvida e orientada sobre as atribuições da Secretaria de Trânsito.