Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

FLIM 2023: Primeiro dia tem abertura oficial, bom público e show de Bia Bedran

Foto: Gabriel Ferreira

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) teve início oficial nesta terça-feira (19/09), com uma celebração cultural cheia de vida. Artistas circenses, do teatro e da música, junto com grupos de capoeira e membros da Escola de Samba União de Maricá e do bloco Ilê Aiyê, invadiram a Av. Zumbi dos Palmares, na Praça dos Gaviões, dentro do evento. O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e diversas personalidades do município estiveram presentes, incluindo Marcio Jardim, da Educação, o responsável pela organização do evento.

O grande homenageado deste ano é o lendário Gilberto Gil, cantor, compositor e ícone cultural, que agora dá nome a uma arena em sua honra. A FLIM vai acontecer até o dia 1º de outubro, com entrada gratuita. São 13 dias de atividades, das 8h às 20h, com uma programação variada: palestras, debates, e rodas de conversa com escritores, convidados, professores, filósofos e chefs, tudo para um bate-papo envolvente com o público. E claro, não podemos esquecer da FlimZinha, recheada de atividades especiais para os pequenos. O prefeito Fabiano Horta destacou a importância da FLIM como um dos grandes eventos culturais do Rio de Janeiro.

“Hoje é o começo de uma celebração muito especial aqui em Itaipuaçu. Estamos todos contribuindo para criar um marco na nossa cultura, não apenas em Maricá, mas em todo o estado do Rio de Janeiro. Teremos treze dias em que a cidade estará unida, proclamando com orgulho que somos filhos da diversidade, que valorizamos as diferenças e somos solidários. Esse é o espírito da FLIM”, afirmou Horta.

O secretário de governo João Maurício, conhecido como Joãozinho, afirmou que esta edição será lembrada na história da cidade:

“Estamos trazendo, mais uma vez, gigantes da literatura brasileira, dezenas de editoras, e uma variedade de atrações musicais, com um olhar especial para as atividades dedicadas às crianças, tudo isso com um único objetivo: influenciar gerações. É uma celebração que faz a arte se espalhar por todo Maricá”, disse Joãozinho, visivelmente emocionado.

Marcio Jardim, secretário de Educação, compartilhou sua ansiedade pela maratona de atividades que irá acontecer na cidade até 1º de outubro:

“Teremos treze dias de animadas conversas literárias, dias de cultura, lazer e celebração de todos esses valores que queremos cultivar em Maricá”, celebrou Jardim.

Público Prestigia o Primeiro Dia

A manhã inaugural da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) recebeu uma ótima presença de público nesta terça-feira (19/09). Alunos de várias escolas da rede pública municipal exploraram as tendas e foram os primeiros a adquirir os novos títulos à venda. O destaque foi a FLIMzinha, especialmente preparada para os pequenos, e o espetáculo da renomada cantora, compositora e escritora Bia Bedran, celebrando seus 50 anos de carreira.

Dentro da FLIMzinha, montada na quadra da Praça dos Gaviões, as crianças puderam explorar e escolher os livros que mais gostaram, além de participar de brincadeiras. Uma delas foi organizada pela equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor, o ‘jogo do consumidor do futuro’, onde os pequenos simulavam o uso da moeda Mumbuca em situações do cotidiano, aprendendo sobre economia de forma lúdica.

“Eu adorei brincar aqui e já escolhi meu livro”, disse João Miguel, de 4 anos, aluno do pré-escolar 1 do CEIM Valéria Passos, de Itaipuaçu, que se divertia com os amigos. A professora Rafaela Chaffim considerou esta 8ª edição da FLIM a melhor de todas. “O destaque para mim é este espaço dedicado às crianças, que está mais amplo e bem definido. A decoração está linda e, no geral, esta é a melhor edição até agora”, afirmou.

A Tenda Literária também foi muito movimentada, com alunos do ensino fundamental participando ativamente. Um exemplo foi a E.M. Lúcio Thomé Feteira, de Cordeirinho, que levou um total de 320 alunos tanto de manhã quanto à tarde. A diretora Lorena Mendonça, frequentadora assídua da FLIM desde sua primeira edição, estava emocionada com a nova estrutura.

“Está excelente! O acesso está mais fácil e a feira está mais bonita e espaçosa. Acompanho o evento desde o começo e o governo se superou desta vez. Tudo maravilhoso, estou emocionada!”, exclamou ela, ressaltando também os estandes de diversos órgãos da Prefeitura de Maricá. Ao lado da tenda, foram montadas salas de apoio local, incluindo um gabinete para o prefeito Fabiano Horta.

Público Elogia o Primeiro Dia na FLIM

O palco da Praça dos Gaviões, ao lado da FLIMzinha, foi palco do primeiro de uma série de quatro shows com Bia Bedran. Como de costume em suas apresentações, a artista envolveu a plateia, tornando seus clássicos infantis ainda mais especiais. Ela ainda reconheceu alguns ex-alunos entre os professores presentes.

“Eu me sinto muito à vontade entre crianças e livros, e aqui tem isso e muito mais, como a natureza. A festa está linda e eu só tenho que comemorar e agradecer”, disse Bia, que também está lançando seu 20º livro na FLIM.

Para o secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim, a FLIM 2023 já é um sucesso em suas primeiras horas.

“A quantidade de mídia espontânea e a procura nos primeiros momentos já garantem isso. Preparamos tudo para criar um ambiente multicultural, com uma infraestrutura inédita no país. Nenhum outro evento deste tipo oferece o que estamos proporcionando nestes 6 mil metros quadrados de área”, destacou o secretário.

Serviço: Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023 Horário: 8h às 20h Endereço: Praça dos Gaviões (Avenida Zumbi dos Palmares), em Itaipuaçu Site oficial: https://flimmarica.com.br/

Sair da versão mobile