21.4 C
Maricá
sexta-feira, novembro 22, 2024
More
    InícioCaso de PolíciaPatrimônio tombado do tempo do Império, Reservatório Carioca tem portão de ferro...

    Patrimônio tombado do tempo do Império, Reservatório Carioca tem portão de ferro furtado

    Data:

    Últimas Notícias

    Restaurante Mauro Alemão Divulga Cardápio da Semana

    A Secretaria de Economia Solidária, publicou o cardápio semanal...

    Maricá Abre Inscrições para Curso Gratuito de Informática

    A Prefeitura de Maricá, em parceria com o SENAI/SESI...

    Gated interrompe obra irregular em área de proteção ambiental na Divinéia

    Nesta quinta-feira (21/11), o Grupo de Apoio Técnico Especializado...

    Primeiro Seminário de Fotografia valoriza talentos locais

    Na próxima terça-feira (26/11), Maricá sediará o primeiro Seminário...

    – Uma parte das grades de ferro que compõem o portão do Reservatório Carioca, em Santa Teresa, na Zona Central do Rio, foi furtada.

    No lugar das grades, foram colocadas fitas de isolamento para evitar a entrada de visitantes. Atualmente, o local é administrado pela Águas do Rio. De acordo com um funcionário do local, o portão é de ferro feito no tempo imperial.

    O local é um patrimônio histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) desde 1998. Em seu interior, abriga o antigo local de captação das águas do Rio Carioca no tempo do Império.

    Até os dias de hoje, cariocas e turistas utilizam o local para se refrescar durante os dias quentes, que ainda é aberto para visitação. Nesta terça (19), diversos banhistas estiveram no local em buscas das águas do rio para fugir da onda de calor que atinge o Rio de Janeiro.

    Além disso, o Reservatório também serve como entrada para a Trilha do rio Carioca, onde os visitantes podem acompanhar o rio até o Centro de Visitantes Paineiras.

    O Reservatório Carioca, construído em 1865, foi o primeiro reservatório de água da cidade. O sítio do reservatório é composto de uma caixa de passagem denominada Caixa da Mãe D’Água (datada de 1744), jardins na parte frontal, três reservatórios a céu aberto denominados Caixas do Carioca, o tanque de decantação, a barragem e a nascente do Rio Carioca – que alimentava este sistema.

    Todo o sistema, que tem capacidade de armazenamento de 675 mil litros, fica localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca.

    A Águas do Rio foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

    Patrimônio carioca de São Cristóvão tem grade furtada

    Em junho deste ano, uma parte do gradil histórico que separa as pistas superior e inferior em frente ao Colégio Pedro II e à Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, na Zona Norte, foi furtado.

    Inaugurada em novembro de 1906, a amurada do Campo de São Cristóvão é feita em blocos de granito sobrepostos. Duas escadarias, uma em frente à outra, dão acesso à parte superior da rua. Colunas de cantaria arrematam as extremidades da mureta.

    A amurada foi construída no mesmo período em que se fez o tratamento paisagístico do Campo de São Cristóvão, com o mesmo modelo de guarda-corpo do Cais Pharoux, da Praça XV, em ferro fundido, de acordo com a Secretaria Municipal de Conservação.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui