19.9 C
Maricá
quinta-feira, outubro 31, 2024
More
    InícioSua CidadeGazeta MaricáPovos da Floresta serão destaque no Cine Henfil deste Fim de Semana

    Povos da Floresta serão destaque no Cine Henfil deste Fim de Semana

    Data:

    Últimas Notícias

    Chip da beleza: Entenda o implante hormonal e o risco de câncer de mama

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu o...

    Enchente repentina em Valência deixa 64 mortos e causa destruição

    Uma enchente devastadora atingiu Valência, na Espanha, deixando 64...

    Maricá ganha faculdade de Medicina

    Com apoio do deputado Washington Quaquá (PT-RJ), curso foi...

    Foto: Divulgação

    O Cinema Henfil apresentará entre os dias 22 e 25/09 uma programação gratuita com documentários, curtas e filmes sobre os povos da floresta, em homenagem ao dia da Amazônia, que aconteceu no dia 05/09.  Serão exibidos o documentário “Martírio”, com classificação de 14 anos; o filme de ficção e aventura “Tainá, Uma Aventura na Amazônia”, com classificação livre; o documentário Xina Bena – Novos Tempos”; “Huni Meka – Os cantos do cipó”, “Ex-Pajé”, com classificação de 14 anos, entre outros.

    Confira a programação:

    • Sexta-feira, 22/09/2023, às 19h– Martírio (Documentário. Classificação 14 anos. Direção Ernesto de Carvalho, Vincenti Carelli e Tatiana Almeida. 2017)

    Sinopse: Uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do centro-oeste brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças de repressão e opressão organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar as terras para si.

    • Sábado, 23/09/2023, às 15h– Tainá, Uma Aventura na Amazônia – (Ficção/Aventura. Classificação livre. Direção Mauro Lima, Rosane Svartman, Sérgio Bloch e Tânia Lamarca.2001)

    Sinopse: A floresta amazônica é invadida por piratas da biodiversidade e a jovem índia Maya (Mayara Bentes) acaba tornando-se vítima dos bandidos, deixando órfã a bebê Tainá. A criança é abrigada entre as raízes de uma Grande Árvore e salva pelo velho e solitário pajé Tigê (Gracindo Jr), que passa a cuidar dela e só a devolve para seu povo cinco anos depois, quando será escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá  (Wiranú Tembé) é impedida de se apresentar, mas pela herança da mãe, a última das guerreiras, e com o apoio da esperta menina da cidade Laurinha (Beatriz Noskoski) e do índio nerd Gobi (Igor Ozzy), a indiazinha resolve encarar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem.

    • Sábado, 23/09/2023, às 17h – Curtas I

    XINA BENA – Novos tempos – (documentário. 52min) O dia-a-dia da aldeia Huni Kui de São Joaquim, no estado do Acre. Augustinho, Pajé e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com as terras demarcadas, eles podem ensinar suas tradições.

    HUNI MEKA – Os cantos do cipó – (documentário. 25min) Uma conversa sobre cipó (aiauasca), “miração” e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ibã sobre os cantos do povo Huni Kui, os índios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro.

    • Sábado, 23/09/2023, às 19h – Ex-Pajé(Documentário. Classificação 14 anos. Direção Luiz Bolognesi. 2018)

    Sinopse: – Em Ex-Pajé, um poderoso pajé passa a questionar sua fé depois do primeiro contato com brancos que julgam sua religião como demoníaca. No entanto, a missão evangelizadora comandada por pastor intolerante é posta em cheque quando a morte passa a rondar a aldeia e a sensibilidade do índio em relação aos espíritos da floresta mostra-se indispensável.

    • Domingo, 24/09/2023, às 15h– Tainá II, A Aventura Continua (Ficção/Aventura. Classificação Livre. Direção Mauro Lima. 2005)

    Sinopse – Anos se passaram e a indiazinha Tainá (Eunice Baía) cresceu. Agora uma pré-adolescente, ela se divide entre o enfrentamento com os bandidos e a atenção que dá a uma nova amiga. A pequenina Catiti, de 6 anos, fugiu da sua aldeia na tentativa de imitar Tainá como protetora do meio ambiente. Juntas, elas vão viver muitas aventuras na floresta.

    • Domingo, 24/09/2023, às 17h – Curtas II

    NGUNÉ ELÜ – O dia em que a lua menstruou – (documentário. 28min) Durante uma oficina de vídeo na aldeia Kuikuro, no alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. É preciso cantar e dançar.

    IMBÉ GIKEGÜ – Cheiro de pequi – (documentário. 38 min) Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma história de perigos e prazeres, de sexo e traição, onde homens e mulheres, beija flores e jacarés constroem um mundo comum.

    • Domingo, 24/09/2023, às 19h– As Hiper Mulheres (Documentário. Classificação 12 anos. Direção Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kulkuro. 2013)

    Sinopse – No documentário As Hiper Mulheres, com receio de que sua esposa já idosa venha a falecer, um senhor de idade pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar mais uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

    Cine Henfil

    Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil, que fica na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá, tem capacidade para 200 pessoas, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

    Sobre o CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos e não-partidária, que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da comunicação.

    spot_imgspot_img

    +Populares

    spot_img

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui