Foto: Divulgação
A Prefeitura de Maricá promoveu na segunda-feira (18/09) um workshop para capacitar as pessoas que pretendem se inscrever no edital do Programa Centelha do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, voltado para empreendimentos inovadores a partir de capacitações e suporte financeiro não-reembolsável de até R$ 70 mil. As inscrições deste edital estão abertas até o dia 10 de outubro. O workshop é uma iniciativa da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias, projeto do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
O coordenador do Programa Centelha RJ, Guilherme Santos, apresentou uma palestra com instruções aos participantes no evento. Em seguida, as pesquisadoras do ICTIM, Jade Fuchs, Renata Veríssimo e Morgany Leite, falaram das estratégias para o interessado construir e submeter os projetos ao programa. Por fim, o coordenador técnico-científico do Instituto Guararema para Sustentabilidade, Dácio Vivas, falou sobre como eles devem relacionar suas ideias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“A oficina é mais uma forma de estímulo à cultura de empreendedorismo no município, um legado estratégico que está sendo construído para o futuro de Maricá”, disse o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
Estudante de Engenharia Civil pelo Passaporte Universitário e inscrito no workshop, Vitor Marinelli afirmou que essa capacitação irá ajudá-lo na inscrição do projeto. “Não sabia que existiam programas que investem em empreendedores que não sabem por onde começar. Tenho planos relacionados à sustentabilidade e agora vou tirá-los do papel”, afirmou Vitor.
A Incubadora de Inovação Social em Tecnologias oferece capacitações para empreendedores locais, realiza pesquisa científica e promove a curadoria de negócios inovadores de base tecnológica. O objetivo é transformar Maricá em protagonista no campo do empreendedorismo e da inovação, impulsionando a geração de empregos, renda e bem-estar social. A sede da Incubadora fica na Rua Van Lerbergue, quadra 45, lote 19, no bairro Jardim Atlântico Oeste, em Itaipuaçu.