Foto: Evelen Gouvêa
Centenas de estudantes, moradores e visitantes prestigiaram o 3º dia da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece até 1º de outubro na Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. Na Arena Gilberto Gill, principal espaço para debates, o público ouviu e participou da palestra “A literatura de Adriana Calcanhoto”, com a cantora contando suas experiências na música e na literatura e da roda de conversa “Cruzando fronteiras criativas: diálogos entre literatura, ilustração e arte”, com os escritores Leo Cunha, Lúcia Hiratsuka, Carlos Alberto de Carvalho e Alex Gomes. No início da tarde, os “Aventureiros do Luccas Neto” fizeram uma sessão de fotos e autógrafos para seu público infanto-juvenil. A programação seguiu até às 20h e culminou com o show da cantora Bruna Mandz.
Por volta das 16h30, a cantora e compositora Adriana Calcanhoto subiu ao palco da arena para levar ao público um pouco de sua história na literatura, que iniciou ao conhecer as obras de Oswald de Andrade. A cantora falou sobre sua experiência com o público infantil, da sua passagem como professora na Universidade de Coimbra, em Portugal, e da sua participação na FLIM. “Acho muito bom e importante que tenham feiras assim e eu fico muito honrada de ter sido lembrada em estar aqui hoje, falando da literatura com a influência no meu trabalho e das coisas que fiz em Coimbra como professora. Amanhã é só festa e show”, disse a cantora que estará nesta sexta-feira, às 20h30, no palco “Sete Sóis e Sete Luas”.
Assistindo à palestra, a auxiliar administrativo, Analize Vidal da Conceição, de 38 anos, ficou encantada com a grandiosidade da festa literária. “Estava assistindo à palestra e fui conhecer outros espaços. Achei esse evento melhor do que o do ano passado, pois tem apresentações culturais, infantis. Hoje trouxe meu filho para ver os personagens do Luccas Neto e amanhã vai ser Gilberto Gil. Estou curtindo muito o evento”, disse a moradora de Inoã que comprou diversos livros educativos para seu filho Estevão, de 8 anos.
Fã da cantora, Patrícia Diniz, de 41 anos, falou sobre a palestra. “Achei muito boa, pena que tenho que sair agora, mas gostei muito. Adriana Calcanhoto é uma mulher inteligente, muito culta e sou fã. Adorei conhecer as diversas histórias que ela contou e foi uma conversa bem bacana das diversas histórias que ela contou”, analisou a moradora de Itaipuaçu.
No fim da palestra da Adriana Calcanhoto, o prefeito Fabiano Horta agradeceu a presença da artista. “Essa necessidade tão urgente de mergulharmos na profundidade da subjetividade, da alma, da fala que concatena com palavras, melodias, artes e movimentos corporais. Acho que a Adriana Calcanhoto aqui hoje deu pistas e caminhos para que possamos nos inspirar nela e construir essa trajetória humana. Obrigado, Adriana!”, agradeceu.
Segundo painel de debates
À noite, por volta das 18h, a roda de conversa foi formada pelos escritores Leo Cunha, Lúcia Hiratsuka, Carlos Alberto de Carvalho e Alex Gomes. No painel “Cruzando fronteiras criativas: diálogos entre literatura, ilustração e arte”, os convidados levaram um pouco de suas experiências da literatura infanto-juvenil, ilustrações de livros, mitologias africanas, a luta das mulheres e as histórias de Marianna Crioula, líder de rebelião de negros escravizados em Paty do Alferes, no interior do estado do Rio de Janeiro.
Antes de compor à mesa, Alexandre de Castro Gomes, conhecido como Alex Gomes, elogiou a estrutura da FLIM. “É a primeira vez que participo desse evento de Maricá e estou muito impressionado com a estrutura da cidade, o que foi feito desde o cartaz instalado próximo à praça do pedágio da ponte Rio-Niterói, até aqui com os pontos de ônibus decorados, os vouchers sendo distribuídos para as crianças, o que é muito importante. É uma satisfação enorme estar aqui hoje e vendo como a leitura pode mexer com as pessoas e isso está sendo muito bacana”, declarou.
A festa literária foi encerrada com o show da cantora Bruna Mandz, que subiu ao palco levando músicas de Rita Lee, Peninha, Caetano Veloso e Ivete Sangalo, fazendo a alegria do público.
A Flim é o maior evento literário e cultural de Maricá, com entrada franca e mais de 200 horas de programação, das 8h às 20h, até o dia 1 de outubro. Na programação oficial estão: palestras, contação de histórias, sessões de autógrafos, apresentações musicais, espetáculos teatrais, entre outros. O grande homenageado deste ano será o cantor, compositor e imortal Gilberto Gil.
Programação continua nesta sexta-feira (22/09)
Nesta sexta-feira (22/09), a animação para a criançada fica por conta de Lekolé. Na arena Gilberto Gil, o grande homenageado estará ás 15h na tenda que leva o seu nome. Em seguida, às 18h, acontece a roda de conversa “Vozes, identidade e transformação” com a presença do músico e escritor Nei Lopes; do escritor e quadrinista Estevão Ribeiro, e a escritora e jornalista Eliana Alves Cruz. A mediação será de do secretário de Direitos Humanos, João Carlos “Birigu” e do secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres. A partir das 20h30, Adriana Calcanhoto sobe ao palco “7 Sóis e sete Luas” para cantar seus grandes sucessos.
Sobre o local
Em uma área de seis mil metros quadrados, a estrutura terá mais de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto. O Espaço Criança abriga a Vila Pé de Maricá, em alusão a árvore que dá nome ao município, e contará com 76 estandes dedicados ao público infanto-juvenil. Já o espaço Porão Cultural é reservado para apresentações de artistas locais de diferentes vertentes. A Tenda Literária abriga 154 estandes de vendas de livros e na Tenda Festart há um amplo espaço com puffs para descanso. A Tenda Codemar + Recarregue-se é um local com redes, cadeiras de praia e tomadas para recarregar a energia e os aparelhos celulares.
Shows de Adriana Calcanhoto, Zélia Ducan e Maneva
Além de um amplo espaço gastronômico com diversos restaurantes, que funcionará na Praça Camburi, o Palco Multicultural recebe diversos shows de artistas locais e da música nacional. Nos 13 dias de evento passarão pelo palco grandes nomes, como Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, a banda Maneva. O cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim, se apresentou na última terça-feira (19/09). No local terá ainda shows do Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt.
Mumbuca Literária
Este ano, os vouchers para compra de livros foram batizados de “Mumbuca Literária” em referência à moeda social de Maricá. Foram distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, bem como os alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual, como ocorreu nas edições anteriores. Também foram contemplados os estudantes do projeto municipal de alfabetização: “Sim, eu posso”.
A novidade é que, pela primeira vez, os aposentados da Secretaria de Educação de Maricá e os alunos do Passaporte Universitário (programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas) também têm direito ao voucher. O valor do “Mumbuca Literária” é equivalente a R$ 200, exceto para alunos do Passaporte Universitário que terão direito a vouchers de R$ 100.
Serviço
Festa Literária Internacional de Maricá – FLIM
Data: de 19 de setembro a 1º de outubro de 2023
Horário: 8h às 20h
Endereço: Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu