A onda de calor que assola grande parte do país tem colocado Maricá em alerta devido ao alto risco de incêndios florestais. A cidade abriga extensas áreas de Mata Atlântica e Restinga, tornando-se alvo frequente de queimadas, seja por ações criminosas de incendiários, acidentes envolvendo balões, bitucas de cigarro, ou mesmo moradores que queimam lixo não recolhido.
Este ano, Maricá enfrentou condições de tempo excepcionalmente seco, resultando em uma série de incêndios, em alguns casos colocando em perigo as residências locais. Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Maricá registrou o maior número de queimadas em 2022, sobrecarregando os recursos do Corpo de Bombeiros, que conta com um efetivo limitado para cobrir toda a área. A Defesa Civil tem sido uma aliada fundamental, investindo em equipamentos e treinamento de sua equipe para enfrentar esses incêndios florestais.
Em caso de princípio de incêndio em vegetação, é crucial acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros através do número 193 e a Defesa Civil pelos contatos 199 ou 2637-1999.
Com informações de Maricá Info.