Ícone do site GAZETA 24HORAS RIO

Operação Conjunta do MP e PF Resulta na Prisão de Suspeito de Tráfico e Roubo de Cargas em São Gonçalo”

São Gonçalo/Foto: Reprodução

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado (MPRJ), em ação conjunta com a Polícia Federal, efetuou a prisão na manhã desta segunda-feira, 25, de um suspeito de tráfico de drogas e de integrar uma quadrilha responsável por tráfico e roubo de cargas em São Gonçalo. O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas.

O acusado foi detido em sua residência, localizada no bairro da Gamboa, na região portuária do Rio de Janeiro, durante a Operação Pontual. O suspeito havia sido denunciado pelo Gaeco por participação em organização criminosa armada. Conforme a denúncia, ele atuava no transporte de traficantes, armas e drogas entre diversas comunidades controladas por uma das principais facções do Rio.

As investigações revelam que a organização criminosa da qual o acusado faz parte é responsável pelo tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro e na comunidade do Jardim Catarina, ambas em São Gonçalo. Além disso, envolve-se em diversos outros crimes, incluindo roubos de cargas, homicídios e extorsões de moradores e comerciantes locais.

A denúncia também aponta que essa mesma organização criminosa estaria envolvida na negociação de armamentos e munições de diferentes calibres com um fornecedor em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná. De acordo com o Gaeco, as atividades desse grupo vão além do tráfico de drogas. Moradores e comerciantes da Comunidade do Laranjal, em São Gonçalo, são coagidos a pagar uma “taxa de segurança”, que varia entre R$ 50 e R$ 300.

A operação foi realizada em colaboração com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), uma iniciativa coordenada pela Polícia Federal, cujo principal objetivo é a produção de informações de inteligência sobre o crime organizado no Estado do Rio de Janeiro. A FICCO é composta pela PF, Polícia Militar (PMERJ) e Polícia Civil (PCERJ) do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile