Guardas municipais do Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá (Gedam) resgataram, na segunda-feira (25/09), um porco-espinho na Rua 16, em Itaipuaçu. Os agentes foram acionados por uma veterinária para resgatar o animal, que estava ferido, após ser atacado por um cachorro.
A veterinária informou que no último sábado (23/09) um cachorro havia atacado o porco-espinho, e por isso ela recebeu chamado para tratar o cão que estava com o corpo cheio dos espinhos que o ouriço solta em forma de defesa. A veterinária realizou os primeiros atendimentos no animal silvestre e solicitou o resgate. O animal foi capturado e levado para sede da Cidade Sustentável e receberá os cuidados necessários para posterior soltura em seu habitat natural.
Orientação para a população
A Guarda Municipal orienta à população a acionar a patrulha ambiental por meio dos telefones 153 ou (21) 98609-1516 (Disque-Seop), que funcionam 24 horas, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é que a pessoa não tente resgatar, mexer ou afugentar esses animais, para que o resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores.